Continua após publicidade

Teresópolis: mirante do Soberbo é melhor ponto para ver o Dedo de Deus

Situado na entrada de Teresópolis, o mirante permite a contemplação de algumas das principais montanhas da Serra dos Órgãos

Por Luana Pazutti
21 jul 2024, 10h00
dedo-de-deus-teresopolis-mirante-do-soberbo
Dedo de Deus se destaca na paisagem (Felipe Ferreira/Unsplash)
Continua após publicidade

Localizado na divisa entre os municípios de Guapimirim e Teresópolis, no Rio de Janeiro, o Mirante do Soberbo possui uma vista deslumbrante para a Serra dos Órgãos, onde fica o famoso Dedo de Deus – um pico rochoso, que chega a 1.692 metros de altitude, cujo formato lembra uma mão apontando para cima. A paisagem é um dos principais cartões-postais do estado: a atração reúne cerca de 100 mil visitantes por ano.

Sobre Guapimirim e Teresópolis

O município de Guapimirim fica a cerca de 60 quilômetros do Rio de Janeiro. Com mais de 70% de seu território composto por vegetação nativa, a região compõe uma das principais unidades de conservação do estado, a Serra Verde Imperial.

A cidade abriga as famosas montanhas da Serra dos Órgãos, como o Dedo de Deus, o Escalavrado e o Dedo de Nossa Senhora. É um local muito procurado pelos interessados em trilhas, esportes radicais e cachoeiras.

A pouco menos de 100 quilômetros da capital carioca, por sua vez, encontra-se Teresópolis: um destino próprio para quem busca tranquilidade e natureza. Situada entre o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a cidade é conhecida por seu relevo montanhoso e clima ameno.

Além de contar com diversos passeios voltados ao ecoturismo, a região abriga edificações históricas que remontam ao início do século 19. As construções de influência inglesa despertam a atenção dos visitantes.

O Mirante do Soberbo

O Mirante do Soberbo (também chamado de Mirante da Vista Soberba) permite a contemplação não apenas do Dedo de Deus, mas de outras montanhas da serra fluminense, como o Dedo de Nossa Senhora e o Escalavrado. Além disso, em dias de céu aberto, é possível vislumbrar até mesmo o Pão de Açúcar e parte da Baía de Guanabara.

Continua após a publicidade

Logo abaixo, as montanhas, florestas e córregos do Vale do Rio Iconha se estendem por dezenas de quilômetros, compondo um cenário igualmente encantador.

Vale ressaltar que há outras atrações junto ao mirante. Além do Centro de Informações Turísticas Tancredo Neves, o local abriga um monumento à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. O casal frequentava tanto a região que o próprio nome do município de Teresópolis é uma homenagem a ela.

Próximo ao mirante, pode ser encontrada ainda a Praça Senta a Pua. Inaugurada em 1997, ela foi construída em memória aos combatentes brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial.

escalavrado
Escalavrado é outro ponto marcante da região (Claudney Neves/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Organize sua visita ao Mirante do Soberbo

O mirante, que conta com entrada gratuita, pode ser facilmente acessado a pé, de carro ou de ônibus. Passada a Rodovia BR-116, que conecta o Rio de Janeiro a Teresópolis, basta seguir pela RJ-134 por cerca de 1,5 quilômetro.

A atração estará logo na entrada do município teresopolitano. Próximo ao ponto turístico ainda podem ser encontrados um estacionamento e opções de alimentação.

Mais informações podem ser obtidas nas páginas turísticas de Teresópolis e Guapimirim.

As baixas temperaturas e as belas paisagens da serra fluminense atraem turistas, principalmente, no inverno – mas também há um risco maior de paisagens encobertas pela névoa. A região não perde o seu encanto no verão, que também é a estação ideal para aproveitar suas cachoeiras cristalinas.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Serra Fluminense

Busque hospedagem em Teresópolis

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade