Os achados do Mercado de Artesanato Paraibano (MAP), em João Pessoa
Edifício erguido no começo dos anos 1990 reúne lojas com arte popular produzida por artesãos locais
Próximo à bela orla de Manaíra, em João Pessoa, o Mercado de Artesanato Paraibano, ou simplesmente MAP, é parada obrigatória para quem vai à cidade e quer voltar com uma lembrança da viagem.
Inaugurado em 1991, o local reúne mais de 120 lojas de artesanato e comidas típicas. As bancas vendem produtos confeccionados por moradores de toda Paraíba, como redes, mantas, trabalhos em crochê e trançado, roupas, quadros, esculturas coloridas e joias artesanais. Além das técnicas tradicionais, destaca-se o uso de matérias-primas da região, como o barro e o couro de bode tingido.
O local também é repleto de murais e obras interativas em que os turistas podem brincar na hora de fotografar. Nas tardes de quinta, sexta e sábado, as compras ainda são embaladas pelo som de grupos de forró que se apresentam ao vivo.
Ver essa foto no Instagram
Histórias e tradições
As peças à venda fazem parte das expressões da cultura nordestina e incorporam elementos da religiosidade e da vida cotidiana. As tradicionais cerâmicas moldadas à mão são decoradas com padrões tradicionais transmitidos entre gerações, assim como a técnica de trançado em fibra, capaz de produzir uma enorme variedade de objetos que vão desde acessórios até móveis.
Entre os têxteis, destacam-se o bordado com ponto cheio e rococó, além da consagrada renda renascença paraibana. Imaginação e criatividade dão diversidade aos brinquedos populares inspirados em mitos e lendas do Nordeste. No MAP também não faltam artesanatos com estampas que remetem às famosas ilustrações da literatura em cordel, feitas com a técnica de gravura em madeira, a xilogravura.
View this post on Instagram
O que saber antes de visitar o MAP?
O Mercado de Artesanato Paraibano está localizado próximo à Praia de Tambaú, na Avenida Rui Carneiro, e funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h (domingos até 18h). Estacionamento no local.
Para as compras, o ideal é levar dinheiro em espécie ou pagar com PIX, já que nem todas as bancas aceitam cartão.
Um guia completo das lojas e outras informações sobre a programação cultural podem ser encontradas no perfil oficial do MAP.
Outro atrativo nas proximidades é a Feirinha de Artesanato de Tambaú, uma feira ao ar livre com comida de rua, música e mais barracas de artesanato. Tanto na Feirinha quanto no MAP, é possível encontrar bancas com guloseimas da culinária paraibana, como doces caseiros, cocadas, bolos e tapioca. É uma boa oportunidade para experimentar o pastelzinho de carne com açúcar, patrimônio imaterial da Paraíba.
Busque hospedagem em João Pessoa