Continua após publicidade

Hotel das Cataratas inaugura restaurante de culinária brasileira

Única hospedagem dentro do Parque Nacional do Iguaçu passa a abrigar o Y, nova casa do premiado chef Luiz Filipe Souza

Por Da Redação
26 abr 2024, 12h00

O Hotel das Cataratas, no coração do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, inaugurou o restaurante Y (lê-se “i”) com comando de Luiz Filipe Souza. O premiado chef está à frente do do paulistano Evvai, que tem uma estrela Michelin e conquistou o 22º lugar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina em 2023. O Hotel das Cataratas venceu na categoria Melhor Hotel do Brasil no Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2023/2024, junto com o seu hotel-irmão, o Copacabana Palace. Veja como é a hospedagem no Cataratas nesta outra reportagem.

O novo estabelecimento é o primeiro restaurante do chef fora de São Paulo e, ao contrário do Evvai, que tem um pezinho na Itália, o Y tem cardápio brasileiro com ingredientes e preparos de diferentes regiões do país. O restaurante abre somente no jantar e também é aberto ao público. As reservas podem ser feitas pelo site do hotel.

No menu, será possível fazer um passeio por pratos icônicos da gastronomia nacional em releituras do chef Luiz Felipe – nem o pastel de palmito com caldo de cana ficou de fora. 

Y, Hotel das Cataratas, Foz do Iguaçu
(Tadeu Brunelli/Divulgação)

A tradicional feijoada ganha texturas com espuma de couve e laranja, já a moqueca capixaba é preparada com camarão carabineiro na brasa. Para homenagear a cultura alimentar indígena, o chef criou um prato com mandioca, caldo de tucupi e um ovo dourado. 

Restaurante Y, Hotel das Cataratas, Foz do Iguaçu
(Felipe Vasconcellos/Divulgação)

As criações de Luiz Filipe poderão ser apreciadas no menu-degustação de 9 tempos (R$ 495) ou no cardápio com preço fixo (R$ 320), onde será possível determinar os snacks, entradas, pratos principais e sobremesas, dentro de uma gama de opções. 

O espaço

O nome do restaurante remete ao fonema YY (ií), representação de água em guarani, e é inspirado na confluência dos rios que demarcam a tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O nome é ainda uma homenagem visual aos povos originários da região, cuja cestaria possui naturalmente a tipografia da letra em suas tramas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hotel das Cataratas (@belmondhoteldascataratas)

Com acesso pela varanda do Hotel das Cataratas, o espaço para abrigar o Y passou por reforma. Logo na entrada, ainda com som ambiente das quedas d’água, será possível fazer uma pausa no bar, com carta assinada por Matheus Gusman, bartender dos restaurantes Evvai e Trattoria, que revisita clássicos brasileiros, como o Rabo de Galo Especyal, e drinks autorais.

Continua após a publicidade

A experiência gastronômica segue no salão principal com 48 lugares, com mobiliário de madeira brasileira de diferentes cores, luminárias de palha trançada e um mural das artistas plásticas Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, do Estúdio Adriana e Carlota, remetendo às cores da Mata Atlântica que circunda a região. 

O Y se soma aos restaurantes que já fazem parte do Hotel das Cataratas: o Ipê, com vista para a piscina do hotel, e o Tarobá, bar com música ao vivo e vista privilegiada para as cataratas. Todos são abertos ao público que frequenta o parque nacional, mas o recomendável é sempre reservar

Leia tudo sobre o Paraná

Publicidade