Catarata dos Couros reúne cachoeiras na Chapada dos Veadeiros

Trilha com seis quilômetros de ida e volta tem diversos pontos para banho e paisagens belíssimas

Por Rebeca de Ávila
Atualizado em 25 mar 2024, 21h10 - Publicado em 25 mar 2024, 18h00

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, abriga rios, cachoeiras, e paredões de pedra, sempre com a vegetação do Cerrado no horizonte. Há muitas belezas naturais nessa região e uma delas é o complexo de águas e cânions da Catarata dos Couros, em Alto Paraíso de Goiás

A trilha para ver todas as piscinas naturais e poços dos Couros tem seis quilômetros de ida e volta. Quando você encontrar um paredão rochoso com um grande poço para banho, saiba que chegou na Cachoeira da Muralha, a menos de um quilômetro da entrada do complexo de cataratas. Você já pode entrar em um dos três poços refrescantes, mas é comum que os visitantes deixem o banho para o final da trilha, depois de conhecer as outras duas cachoeiras.

Catarata dos Couros, Chapada dos Veadeiros, Goiás
Além dos poços rasos ou fundos, você pode escalara as pedras e tomar uma ducha (MTur Destinos/Wikimedia Commons)

Descendo 900 metros, você encontra a Cachoeira Almécegas 1000, mais de 100 metros de águas bem geladas caem em degraus e formam dois poços. Além do banho, a Almécegas também é cenário de esportes radicais. A cachoeira empresta suas formações rochosas para praticantes de slackline, como você pode ver no vídeo ao final do carrossel abaixo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Viagem e Turismo (@viagemeturismo)

A última parada é na Cachoeira Parafuso. No período da cheia, o volume de águas é muito grande e o banho, perigoso, porque ao final da queda, um redemoinho pode ser formado. O mesmo ocorre na Cachoeira Almécegas 1000. Por isso, a época mais recomendada para visitar o complexo é durante a seca, de junho a setembro.

O Rio dos Couros é o companheiro de toda a trilha e oferece suas águas refrescantes no trajeto em direção às atrações principais. Ao final do caminho, há um mirante com vista para a região.

Serviço

A Catarata dos Couros está a 53 km de Alto Paraíso. Para chegar até lá, saia de Alto Paraíso de Goiás no sentido Brasília até pegar a GO-118 ou a BR-010. Depois da rotatória na entrada da Chapada dos Veadeiros, siga na direção sul por 18 quilômetros até encontrar a saída à direita que dá acesso a uma estrada de terra. A partir daí, você circula por 35 quilômetros até chegar no complexo de águas. A entrada na Catarata dos Couros é gratuita.