Foz do Iguaçu: como é o passeio no Parque das Aves

Há três décadas, instituição privada em frente ao Parque Nacional se dedica à preservação de mais de uma centena de espécies nativas da Mata Atlântica

Por Maurício Brum
24 nov 2024, 20h00
Viveiro das araras, que voam livre sobre os visitantes, é uma das grandes atrações do parque (Parque das Aves/Divulgação)
Continua após publicidade

Quem vai ao Parque Nacional do Iguaçu tem opções de passeio que vão além das mundialmente famosas cataratas. Ali do lado, a uma distância que pode até ser percorrida a pé entre as duas entradas, funciona o Parque das Aves, a maior instituição de preservação de aves nativas da Mata Atlântica.

Aberto em 1994, o parque oferece a chance de conhecer mais sobre os animais únicos desse bioma, com experiências de imersão que podem acrescentar um extra à sua jornada em Foz do Iguaçu. Mais de 800 mil visitantes passam pelo parque anualmente.

Atrações do parque

Ao todo, a instituição conserva em suas dependências mais de 1,3 mil aves de 130 espécies diferentes. Há cinco viveiros de imersão, em que o visitante pode acompanhar bem de perto os hábitos de algumas das espécies mais exuberantes da fauna brasileira, como araras, tucanos e a imponente harpia.

Com sorte, é possível até acabar embaixo de um voo rasante das araras, uma das vistas mais famosas do parque.

parque-das-aves-foz-do-iguacu-2
Parque das Aves fica a menos de 500 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu (Parque das Aves/Divulgação)

O local também conta com muitas aves ameaçadas de extinção, e busca conscientizar sobre a importância de desenvolver mais ações similares para evitar o seu desaparecimento.

Continua após a publicidade

Apesar do nome, por ser um espaço de 16 hectares integrado à natureza, no Parque das Aves também é recorrente ver outros animais da região, como borboletas, saguis e grandes répteis, incluindo jacarés e jiboias.

Informações para sua visita

O Parque das Aves abre todos os dias, das 8h30 às 16h30. Ingressos podem ser adquiridos online ou no local. A visita padrão sai por R$ 80.

Também há a opção de fazer o Passeio Imersivo Conecta – por R$ 600, com grupos de no máximo 10 pessoas, o visitante garante um passeio guiado por educadores ambientais, podendo interagir e contemplar a alimentação das aves. Ao final, é oferecido um lanche com cardápio que inclui as chamadas plantas alimentícias não convencionais (PANCs), destacando a flora regional – a experiência dura cerca de 3 horas.

Vai com estrangeiros? O Conecta também tem guias que falam inglês. Mais informações podem ser obtidas pelo email conecta@parquedasaves.com.br.

Continua após a publicidade

O Parque das Aves fica na Avenida das Cataratas, 12.450, em Foz do Iguaçu. Para quem vai ao Parque Nacional, não tem erro – os dois estão praticamente um em frente ao outro, com menos de 500 metros separando as duas entradas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Parque das Aves (@parquedasaves)

Leia tudo sobre Foz do Iguaçu

Reserve hospedagem em Foz do Iguaçu

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade