Fazenda Atalaia é berço de queijos premiados mundialmente
Propriedade no interior de São Paulo ficou famosa pelo Queijo Tulha, primeiro laticínio brasileiro a ganhar ouro no World Cheese Awards, o “Oscar” do alimento

Quem aprecia um bom queijo tem uma espécie de Meca dessa iguaria no município paulista de Amparo, do lado de Campinas. A fama fica por conta da Fazenda Atalaia, um destino imperdível para apreciadores de seus laticínios – premiados ao redor do mundo – e que também dá um gostinho para amantes da história, já que fica em uma propriedade com mais de um século de tradição.
A 130 km da capital paulista e a apenas 60 km de Campinas, a queijaria já é ponto consagrado nos roteiros gastronômicos pelo interior de São Paulo. A casa alcançou fama nacional e internacional em 2016, quando seu Tulha se tornou o primeiro queijo brasileiro a levar uma medalha de ouro no prestigiado World Cheese Awards, o “Oscar dos queijos”.

Propriedade histórica
Quando foi estabelecida, em 1870, a Fazenda Atalaia tinha na produção de café o seu carro-chefe. Como ocorreu com outros lugares que vivenciaram o ciclo de fartura e quebra dessa commodity, a propriedade entrou em crise na metade do século 20, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial.
Mas, com o passar das gerações, as potencialidades do espaço começaram a ser transformadas. Hoje, o novo foco é resultado dos trabalhos do casal Paulo e Rosana Rezende, proprietários que dedicaram um espaço cada vez maior na Atalaia para a produção artesanal de queijos e ao turismo rural com viés histórico – além da comida, também são oferecidas visitas guiadas.
Queijos em destaque
O produto mais famoso da Fazenda Atalaia, claro, é o Tulha, medalha de ouro no World Cheese Awards em 2016/2017 e outra vez no pódio em 2021/2022, com o bronze. Trata-se de uma peça que chega a 6 kg quando inteira, feita a partir do leite de vaca e maturado por 12 meses.

Mas a queijaria tem outros queijos com assinatura própria. O Mantiqueira é uma opção mais suave e cremosa, maturado por cerca de três meses e com grande versatilidade para acompanhar de doces a bebidas alcoólicas. Outro sucesso da casa é o Alvorada, um queijo azul feito a partir do Penicillium roqueforti – como o nome já dá uma pista, trata-se do mesmo mofo responsável pelo famoso Roquefort francês.
Todas as opções de queijos artesanais próprios da Atalaia podem ser conhecidas pelo site oficial. Além da venda na própria fazenda, o empreendimento conta com duas lojas na cidade de Amparo e outra em Campinas.
A Fazenda Atalaia fica no km 137 da Rodovia Antonio Cazalini, a SP-352, no município de Amparo. Para compra de produtos, o lugar recebe visitantes todos os dias da semana, das 9h às 17h. Também são oferecidos na propriedade café da manhã, almoço e visitas históricas guiadas pela fazenda. Confira os horários e outros detalhes no site.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp