Exposição no Palácio dos Bandeirantes é mergulho na obra de Tarsila do Amaral
Mostra gratuita na sede do governo paulista reúne 16 obras da artista, da fase inicial aos clássicos 'Autorretrato' e 'Operários'
O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, abre suas portas para uma mostra de 16 obras de Tarsila do Amaral, em cartaz até 25 de janeiro. Nomeada “São Paulo – Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral”, a exposição percorre cinco décadas da trajetória da artista — dos primeiros esboços às telas icônicas produzidas entre 1910 e 1960. A entrada é gratuitas, mas é preciso agendar a visita pelo site oficial com até 48 horas de antecedência.
Com curadoria de Rachel Vallego, atual gestora do Acervo dos Palácios, a exposição busca evidenciar as influências que São Paulo e Paris tiveram nas produções da artista. Do total, 6 pinturas da mostra estiveram na França e em Bilbao, na Espanha, emprestadas para exposições pela Europa no último ano.
Tarsila morou em Paris de 1920 a 1922 durante seus estudos na Académie Julian, na capital francesa, onde absorveu influências das vanguardas europeias da época, como o cubismo e o surrealismo. Ao regressar ao Brasil, conheceu seu parceiro Oswald de Andrade, com quem voltou à França em 1923, ficando por lá até o final da década.
As obras estão expostas no Salão dos Pratos, utilizado para eventos importantes no Palácio dos Bandeirantes. O local passou por restauro este ano e retomou suas características originais, como o piso de taco e as portas e teto de madeira.
É a primeira vez que o governo de São Paulo reúne todas as obras que tem de Tarsila em sua sede. A mostra também faz parte das comemorações dos 10 anos do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo.
Quadros famosos da artista marcam presença na exibição. Os clássicos Autoretrato (1924), em que Tarsila representa a si mesma, e Operários (1933), que ilustra a diversidade da população brasileira, são alguns dos destaques.
Serviço
Onde? Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4500 – Morumbi – São Paulo.
Quando? Até 25 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; e aos sábados, das 10h às 12h (é preciso consultar a disponibilidade pelo site).
Quanto? As entradas são gratuitas e devem ser agendadas pelo site oficial com até 48 horas de antecedência
Busque hospedagem em São Paulo
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsAppResolva sua viagem aqui
Aurora Boreal: 2026 será o melhor ano para ver as luzes do norte
Black Friday: as melhores promoções para viajar
Como funciona a viagem de trem entre Belo Horizonte e Vitória
Rua no centro do Rio de Janeiro é eleita a mais ‘cool’ do mundo
São Paulo: passeio de trem maria-fumaça recria experiência dos imigrantes





