Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Exposição no Palácio dos Bandeirantes é mergulho na obra de Tarsila do Amaral

Mostra gratuita na sede do governo paulista reúne 16 obras da artista, da fase inicial aos clássicos 'Autorretrato' e 'Operários'

Por Samuel Amaral
24 nov 2025, 16h00
Exposição Tarsila, São Paulo, São Paulo
Exposição é a primeira vez que o governo de SP reúne todas as obras que tem de Tarsila em sua sede (Governo de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

O Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, abre suas portas para uma mostra de 16 obras de Tarsila do Amaral, em cartaz até 25 de janeiro. Nomeada “São Paulo – Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral”, a exposição percorre cinco décadas da trajetória da artista — dos primeiros esboços às telas icônicas produzidas entre 1910 e 1960. A entrada é gratuitas, mas é preciso agendar a visita pelo site oficial com até 48 horas de antecedência.

Com curadoria de Rachel Vallego, atual gestora do Acervo dos Palácios, a exposição busca evidenciar as influências que São Paulo e Paris tiveram nas produções da artista. Do total, 6 pinturas da mostra estiveram na França e em Bilbao, na Espanha, emprestadas para exposições pela Europa no último ano.

Tarsila morou em Paris de 1920 a 1922 durante seus estudos na Académie Julian, na capital francesa, onde absorveu influências das vanguardas europeias da época, como o cubismo e o surrealismo. Ao regressar ao Brasil, conheceu seu parceiro Oswald de Andrade, com quem voltou à França em 1923, ficando por lá até o final da década.

Exposição Tarsila II, São Paulo, São Paulo
Obras revelam os impactos que o período em Paris teve nas produções de Tarsila (Governo de São Paulo/Divulgação)

As obras estão expostas no Salão dos Pratos, utilizado para eventos importantes no Palácio dos Bandeirantes. O local passou por restauro este ano e retomou suas características originais, como o piso de taco e as portas e teto de madeira.

Continua após a publicidade

É a primeira vez que o governo de São Paulo reúne todas as obras que tem de Tarsila em sua sede. A mostra também faz parte das comemorações dos 10 anos do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo.

Quadros famosos da artista marcam presença na exibição. Os clássicos Autoretrato (1924), em que Tarsila representa a si mesma, e Operários (1933), que ilustra a diversidade da população brasileira, são alguns dos destaques.

Serviço

Onde? Palácio dos Bandeirantes – Avenida Morumbi, 4500 – Morumbi – São Paulo.

Continua após a publicidade

Quando? Até 25 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h; e aos sábados, das 10h às 12h (é preciso consultar a disponibilidade pelo site).

Quanto? As entradas são gratuitas e devem ser agendadas pelo site oficial com até 48 horas de antecedência

Leia tudo sobre São Paulo

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade

 

Publicidade