Continua após publicidade

Exposição na Casa Museu Ema Klabin reúne gravuras do século 19

Mostra do suíço Johann Jacob Steinmann com gravuras sobre o Rio de Janeiro é exibida em diálogo com o artista paraense PV Dias

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 18 Maio 2024, 11h04 - Publicado em 18 Maio 2024, 10h00
Casa Museu Ema Klabin, SãoPaulo, Brasil
A mansão de Ema Klabin foi convertida em casa museu e abriga as peças de arte colecionadas por ela mesma (Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

A Casa Museu Ema Klabin, em São Paulo, abriga até o dia 11 de agosto a exposição Rio de Janeiro, XIX–XXI, que apresenta as 12 gravuras que compõem o álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann em 1836. Em diálogo com a obra de Steinmann está a série Disse-me-disse, especialmente criada pelo artista paraense PV Dias, que insere desenhos contemporâneos nas gravuras do artista suíço que foram inspirados em registros de Johann Moritz Rugendas.

O álbum Souvenirs de Rio de Janeiro foi um dos primeiros conjuntos de gravuras publicadas na Europa após a Independência do Brasil, trazendo uma visão europeia e idílica da então capital carioca, que promove a exuberância da paisagem natural, sem revelar suas tensões e conflitos.

A partir de sete obras do álbum de Steinmann e três gravuras de Rugendas, PV Dias inseriu figuras contemporâneas tanto nas paisagens quanto nas molduras, evidenciando as questões propostas por esta exposição que avalia como, após dois séculos, essas imagens da paisagem carioca podem ir além da tradição e registrar nossa realidade e identidade de uma forma mais complexa.

Casa Museu Ema Klabin, São Paulo, Brasil
Vista da Nossa Senhora da Glória e barra do Rio de Janeiro, de Johann Jacob Steinmann (Coleção Ema Klabin/Divulgação)
Casa Museu Ema Klabin, São Paulo, Brasil
Plantando, de PV Dias (Coleção Ema Klabin/Divulgação)
Continua após a publicidade

Algumas obras expostas de PV Dias também estarão em diálogo com quatro quadros da Coleção Ema Klabin expostas em outros ambientes na casa museuRio de Janeiro, de Tarsila do Amaral; Vista de Olinda e Igreja de São Cosme e Damião, de Frans Post; e Retrato feminino, de Emiliano Di Cavalcanti.

Casa Museu Ema Klabin, São Paulo, Brasil
Obra de PV Dias dialoga com o quadro “Rio de Janeiro”, de Tarsila do Amaral (1923), exposto na casa museu (Coleção Ema Klabin/Divulgação)

Serviço

Onde? Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43 – Jardim Europa.

Continua após a publicidade

Quando? Até 11 de agosto. Visitas livres de quarta-feira a domingo, das 11h às 17h (permanência até 18h). As visitas guiadas acontecem na quarta, quinta e sexta-feiras às 11h, 14h, 15h e 16h; aos sábados e domingos, somente às 14h.

Quanto? Entrada franca, com sugestão de contribuição voluntária.

Leia tudo sobre São Paulo

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em São Paulo

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade