Exposição em São Paulo destaca a evolução do café expresso

Museu da Imigração, na Mooca, recebe mostra sobre a paixão italiana pela bebida e as mudanças nos artefatos para prepará-la

Por Da Redação
19 fev 2025, 14h00
Museu do Café, Santos
Exposição, que já passou pelo Museu do Café em Santos, agora chega ao Museu da Imigração em São Paulo (Lucas Tirloni / Museu do Café/Divulgação)
Continua após publicidade

A paixão italiana pelo café expresso é o tema da exposição Passione italiana: l’arte dell’espresso, que aborda a evolução do design e da tecnologia dos artefatos de café, relacionando os itens à imigração italiana para o Brasil. Depois de passar pelo Museu do Café em Santos, a mostra chega ao Museu da Imigração em São Paulo, reunindo 60 máquinas para uso doméstico e profissional, além de conjuntos de café e xícaras.

Em cartaz a partir de 21 de fevereiro, fechando o período que celebra os 150 anos de imigração italiana no Brasil, a exposição tem curadoria de Elisabetta Pisu e se desenvolve em dois núcleos que constroem uma narrativa rica em detalhes sobre a trajetória do grão. Um roteiro histórico apresenta inovações ligadas às máquinas e aos hábitos de consumo do café, transformados pela engenhosidade de pessoas e empresas que, com incessante pesquisa, atuaram para elevar a qualidade da bebida, melhorar seu sabor e aroma e otimizar a produção.

Além dessa perspectiva, a exposição traz insights sobre o significado social de uma das bebidas mais consumidas no mundo por meio dos lugares, rituais domésticos e designers que influenciaram os costumes e o imaginário coletivo, como as cafeterias históricas na Itália; o estilo de vida italiano; a evolução estética da panela moka; a cafeteira napolitana e Riccardo Dalisi; o projeto de Aldo Rossi unindo arquitetura e paisagismo doméstico; o ritual do café em casa e o conjunto Tea & Coffee Piazza and Towers, da marca Alessi.

Outro ponto destacado é o desenvolvimento tecnológico do setor com históricas máquinas de café, provenientes do acervo do MUMAC – Museo della Macchina per Caffè di Cimbali Group. Entre os modelos estão o Snider Insuperabile, um exemplo de máquina de coluna de vapor produzida em 1920, e a Gaggia Tipo Spagna, invenção revolucionária que permitia uma camada cremosa no topo da bebida.

Passione italiana: l’arte dell’espresso ganha ainda mais relevância por sua conexão com a imigração italiana para o Brasil, um dos fatores responsáveis pela grande popularização da bebida no país. Hoje, a Itália ocupa a terceira posição na importação de café brasileiro, o que significa que o grão proveniente do Brasil é a base da maioria dos blends de expresso preparados diariamente por mais de mil torrefadores italianos.

Continua após a publicidade

Programação especial

Em consonância com as celebrações do Dia Nacional do Imigrante Italiano e a inauguração da exposição, o Museu da Imigração promoverá atividades especiais para o público.

Às 14h do dia 21 de fevereiro, o núcleo educativo do museu realizará uma visita temática na Sala da Maquete, explorando a passagem dos migrantes italianos pela antiga Hospedaria de Imigrantes.

Além disso, o Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café oferecerá duas sessões, às 15h e às 17h, de um workshop especial sobre o tradicional método italiano de preparo de café, na Moka. Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre a história e os segredos do método, além de explorar diferentes técnicas para preparar e degustar cafés. As vagas para as atividades são limitadas, e as inscrições serão realizadas por ordem de chegada no dia do evento.

Continua após a publicidade

Por fim, o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) convida o público interessado em genealogia e no registro de imigrantes para um bate-papo, com o intuito de auxiliar nas dúvidas sobre pesquisas de registros. A programação será realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, às 16h e 17h, com vagas limitadas, por ordem de chegada.

Para mais informações e a programação completa, consulte o site do museu.

Serviço

Onde? Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo

Continua após a publicidade

Quando? De terça-feira a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h

Quanto? R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia entrada)

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade