Oferta Relâmpago: assine Revista Impressa por R$ 9,90/mês!

Edifício Acaiaca ganha mirante 360 graus para Belo Horizonte

Prédio que já foi o mais alto da capital mineira passa por processo de revitalização e agora permite que se observe a cidade por ângulos inéditos

Por Maurício Brum 5 jun 2024, 18h00 | Atualizado em 5 jun 2024, 20h04
edificio-acaiaca-mirante-360-graus-belo-horizonte
Cheio da história, Acaiaca agora quer transformar seus terraços e subsolos em destinos turísticos (Hawk Films/Divulgação/Reprodução)
Continua após publicidade
Edifício Acaiaca ganha mirante 360 graus para Belo Horizonte Priorizar nos meus resultados Google

O tradicional Edifício Acaiaca, uma das construções mais icônicas de Belo Horizonte, agora também oferece uma vista panorâmica da cidade toda a partir de seu 26º andar. Inaugurado no final de maio, o novo mirante do prédio que já foi o mais alto da capital mineira promete entregar a cidade de ângulos inéditos.

Do topo e com circulação que permite observar os 360 graus ao redor do edifício, é possível ver pontos conhecidos como a Serra do Curral, a Igreja São José, a Praça Sete e o Parque Municipal, entre outros locais famosos de BH. O acesso é feito por elevador até o 25º piso, com uma escadaria conectando ao mirante no trecho final.

O ingresso para acessar o Mirante Acaiaca custa R$ 20 e dá a chance de permanecer no local por duas horas. Em um primeiro momento, estão sendo disponibilizadas três sessões por dia, no final da tarde e à noite, o que também permite ver o pôr do sol, a depender do horário.

Turnos de visitação são vendidos entre quarta e domingo, com os dias exatos podendo variar conforme a semana. Há venda de comidinhas e bebidas no local.

Encontre sua próxima hospedagem

Continua após a publicidade

Informações sobre como adquirir os ingressos estão disponíveis no perfil oficial do Edifício Acaiaca no Instagram.

Primeiro arranha-céu da capital mineira

Construído em um estilo art déco e notório pelas duas carrancas na fachada representando a lenda indígena que dá nome ao prédio, o Acaiaca foi erguido no começo da década de 1940 para ser o primeiro arranha-céu de Belo Horizonte. Com seus 120 metros, chegou a permanecer por anos como o mais alto de Minas Gerais, superado em 1971 pelo Edifício JK.

Continua após a publicidade

Predominantemente comercial, o edifício conta com vários escritórios, consultórios, um centro de eventos e até espaço de culto, mas no passado também teve sala de cinema, escola e foi a sede da TV Itacolomi, a primeira emissora mineira, inaugurada em 1955.

Prédio histórico tem até abrigo antiaéreo

Além do mirante, outra nova atração está por vir no Acaiaca: a reabertura para visitação de um dos bunkers localizados no subsolo do edifício.

A presença de células de sobrevivência em caso de ataques aéreos inimigos era uma exigência arquitetônica da época da construção: as obras começaram em 1943, quando o Brasil estava envolvido na Segunda Guerra Mundial e a legislação previa a necessidade de refúgios do tipo.

Continua após a publicidade

Ao longo das décadas, os bunkers do Acaiaca se tornaram parte do imaginário dos mineiros, mas permaneceram inacessíveis ao público ou foram reconvertidos para outros usos. A administração do prédio trabalhou nos últimos meses pela restauração do abrigo antiaéreo e promete iniciar a visitação do espaço histórico ainda em 2024.

Leia tudo sobre Belo Horizonte

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Belo Horizonte

Encontre os melhores voos para Belo Horizonte

Continua após a publicidade
Publicidade