Continua após publicidade

Dragão do Mar: conheça as atrações do centro cultural em Fortaleza

Próximo à Praia de Iracema, espaço possui planetário, cinema, teatro e recebe exposições

Por João Antonio Streb
Atualizado em 14 ago 2024, 15h01 - Publicado em 14 ago 2024, 14h00
dragao-do-mar-fortaleza
Centro completou 25 anos em 2024 (Governo do Ceará/Divulgação)
Continua após publicidade

Um dos maiores centros culturais do Brasil, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) ocupa uma área de 30 mil m² cercada pelos casarões do centro histórico de Fortaleza. Projetado por Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, o espaço foi inaugurado em 1999 inicialmente com o nome de Instituto de Arte e Cultura do Ceará.

O rebatismo foi feito em homenagem a Chico Matilde, um jangadeiro cearense que é um símbolo do movimento abolicionista na região e recebia o apelido de “Dragão do Mar”. Em 1881, ele se recusou a transportar escravos que seriam vendidos no sul do país.

Espaços do Centro de Cultura Dragão do Mar

O Dragão do Mar foi idealizado para ser multidisciplinar e para abraçar todos os públicos. A cena hip-hop é muito presente, assim como debates e inclusões das perspectivas da população. Ao todo, são dez espaços com atrações fixas e temporárias. Veja, a seguir, o que esperar de cada um:

Cinema do Dragão: é um espaço público, focado na construção de repertório e formação de novas plateias para o cinema alternativo nacional e internacional. Possui duas salas de cinema com equipamentos de alto nível. O calendário é divulgado toda semana. Saiba mais.

Planetário Rubens de Azevedo: considerado o mais moderno da América Latina, o espaço conta com 90 lugares. Além das exposições divulgadas mensalmente, o planetário oferece oportunidades de observação com telescópios e aulas de astronomia. Saiba mais.

planetario-rubens-de-azevedo-dragao-do-mar
Planetário é um dos pontos mais frequentados do Dragão do Mar (Dragão do Mar/Divulgação)
Continua após a publicidade

Museu da Cultura Cearense (MCC): essa parte do Dragão do Mar é focada em preservar a cultura cearense de forma inclusiva, acolhendo tanto pesquisas formais quanto perspectivas informais, promovendo reflexões que vão além das exposições. Veja as exposições em cartaz e mais informações.

Biblioteca de Artes Visuais Leonilson: o acervo dispõe de mais de três mil títulos nas áreas de fotografia, design, museologia, história da arte, moda e arquitetura, além de alguns recursos audiovisuais. Saiba mais.

Museu de Arte Contemporânea do Ceará: as três salas, que totalizam 700m² de exposição, recebem obras de artistas nacionais e internacionais. Ali também acontecem visitas com curadoria de educadores e profissionais de diversas áreas. Saiba mais.

Teatro Dragão do Mar: recebendo eventos de teatro, dança, circo, música, literatura, debates e conferências. O espaço passa por concessão anual para manter a variedade dos tipos de eventos. Saiba mais.

Continua após a publicidade

Locais para shows e eventos: o Dragão do Mar abriga diferentes espaços para shows e eventos, incluindo o Anfiteatro Sérgio Motta (658 assentos), o Espaço Rogaciano Leite Filho (150 assentos) e a Praça Verde Historiador Raimundo Girão (4 mil pessoas), que também é utilizada para outras atividades ao ar livre. Existe ainda um auditório para palestras e conferências (108 assentos).

museu-cultura-cearense
Museu da Cultura Cearense recebe exposições de curta e longa duração (Luiz Alves/Dragão do Mar/Divulgação)

 

Serviço

Onde? Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, em Fortaleza.

Quando? O espaço abre todos os dias, das 9h às 21h, mas é necessário conferir antes a programação específica da atração que você deseja visitar.

Quanto? Os museus possuem entrada franca, enquanto outras atrações têm valores simbólicos. O valor integral do cinema é R$ 16 e o planetário cobra R$ 20 pelo ingresso inteiro, mas também há opções promocionais e meia entrada. Saiba mais no site

 

Leia tudo sobre Fortaleza

Busque hospedagem em Fortaleza

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade