Centro de São Paulo ganha nova sala de espetáculos em 2025

Estação CCR das Artes terá apresentações de música clássica, dança e teatro no Complexo Cultural Júlio Prestes, onde também está a Sala São Paulo

Por Da Redação
Atualizado em 22 jan 2025, 11h38 - Publicado em 1 jan 2025, 12h00
Estação CCR das Artes, São Paulo
O projeto arquitetônico é de Nelson Dupré, que restaurou a Sala São Paulo na década de 1990 (Alexandre Silva/Divulgação)
Continua após publicidade

Estação CCR das Artes é o nome da nova sala de espetáculos e eventos do centro de São Paulo. O espaço localizado no Complexo Cultural Júlio Prestes, onde também fica a Sala São Paulo, terá programação voltada para as músicas clássica e popular, dança, teatro, literatura e cinema, além de atividades educacionais. 

A sala acolheu uma apresentação natalina do Coro Acadêmico da Osesp e da São Paulo Big Band na noite de 16 de dezembro para convidados. O evento oficial de inauguração à população acontecerá no dia 25 de janeiro de 2025, quando se comemora o aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo.

Estação CCR das Artes, São Paulo
O espaço tem plateia retrátil para 543 pessoas e palco de 160 metros quadrados (Alexandre Silva/Divulgação)

O projeto arquitetônico é do escritório Dupré Arquitetura, de Nelson Dupré, que também foi responsável pelo projeto de restauro da Sala São Paulo, inaugurada em 9 de julho de 1999. A Estação CCR das Artes ocupa o antigo saguão de passageiros da Estação Júlio Prestes, que ainda preserva sua arquitetura original, com vitrais coloridos da tradicional Casa Conrado e três imponentes lustres.

A ideia de transformar o saguão da Estação Júlio Prestes em um espaço voltado às artes é mais antiga que a própria Sala São Paulo. Ainda em 1995, a Secretaria da Cultura do Estado promoveu uma apresentação da Osesp nessa área, onde originalmente eram vendidos os bilhetes ferroviários. O concerto celebrava a recente restauração do espaço.

Continua após a publicidade

Programação no Aniversário de São Paulo

  • Sessão especial para convidados, às 17h, com a presença do Governador Tarcísio Freitas (que tem previsão de chegar no espaço às 16h30).
  • Apresentação gratuita da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), às 20h30, aberta ao público, com um repertório temático inspirado no universo dos trens. A noite também contará com intervenções musicais da São Paulo Big Band e do coro da Osesp, além de declamações de poesias realizadas pelo ator Odilon Wagner e performances circenses, enriquecidas por elementos cenográficos que remetem à história ferroviária da cidade.
  • Os ingressos para a sessão gratuita estão disponíveis desde 21 de janeiro no site salasaopaulo.art.br.

Leia tudo sobre São Paulo

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade