A Casa do Porco é eleito 4º melhor restaurante da América Latina

Oito brasileiros foram premiados pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, cuja cerimônia aconteceu pela primeira vez no Brasil

Por Malu Jansen
Atualizado em 20 fev 2024, 13h55 - Publicado em 29 nov 2023, 14h01
A Casa do Porco, São Paulo, Brasil
Porco San Zé e Linguiça Caipira da Casa do Porco (A Casa do Porco/Divulgação)
Continua após publicidade

A cerimônia de premiação do Latin America’s 50 Best Restaurants foi realizada na terça-feira (28) no hotel Copacabana Palace no Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez que o Brasil sediou o prêmio e o prefeito Eduardo Paes anunciou, durante a solenidade, que a cidade receberá o evento novamente no ano que vem. 

O Maido, em Lima, foi escolhido como o melhor restaurante da América Latina. A cozinha do chef Mitsuharu “Micha” Tsumura é uma representação da culinária nikkei, uma fusão entre elementos peruanos e japoneses. Presença recorrente no pódio, o Central, também em Lima, não participou do ranqueamento por já ter garantido o primeiro lugar na edição mundial do 50 Best Restaurants, o que abriu espaço para o protagonista deste ano. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mitsuharu Tsumura “Micha” (@mitsuharu_maido)

O El Chato, em Bogotá, fisgou a segunda colocação: o restaurante do chef Álvaro Clavijo serve um único menu degustação que muda de acordo com os insumos disponíveis, de origem local. 

A parrilla Don Julio, queridinha dos brasileiros em Buenos Aires, fechou o pódio. O lugar também foi destaque na primeira edição argentina do Guia Michelin, que dois dias antes concedeu uma estrela à casa. 

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Restaurante El Chato (@elchato_rest)

A Casa do Porco, em São Paulo, ficou com a melhor colocação entre os brasileiros, em quarto lugar. Colocando em evidência a culinária caipira e brasileira, o restaurante propõe uma gastronomia que valoriza o pequeno produtor e a agricultura orgânica – e foi o único restaurante do Brasil a figurar no Top 10. Além disso, a chef Janaína Rueda recebeu o título de “Melhor Chef Feminina” durante a premiação. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A Casa do Porco (@acasadoporcobar)

Continua após a publicidade

Confira a lista dos 10 melhores restaurantes da América Latina em 2023, segundo o 50 Best Restaurants: 

  • 1º lugar: Maido (Lima, Peru) 
  • 2º lugar: El Chato (Bogotá, Colômbia) 
  • 3º lugar: Don Julio (Buenos Aires, Argentina) 
  • 4º lugar: A Casa do Porco (São Paulo, Brasil) 
  • 5º lugar: Fauna (Valle de Guadalupe, México)
  • 6º lugar: Maito (Cidade do Panamá, Panamá)
  • 7º lugar: Kjolle (Lima, Peru) 
  • 8º lugar: Leo (Bogotá, Colômbia)
  • 9º lugar: Boragó (Santiago, Chile) 
  • 10º lugar: Mayta (Lima, Peru) 

Os brasileiros no 50 Best

Além d’A Casa do Porco, outros sete restaurantes brasileiros apareceram entre os 50 melhores. O Lasai (Rio de Janeiro), do chef Rafa Costa e Silva, ficou na 14ª posição. Em 18º, aparece o Metzi (São Paulo), dos chefs Luana Sabino e Eduardo Ortiz, que já indicou seus lugares favoritos para comer no México para a VT. Em 20º, veio o Oteque (Rio de Janeiro), do chef Alberto Landgraf. 

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por LASAI Restaurante (@restaurantelasai)

Após uma escalada de 18 posições em relação ao ano passado, o Nelita (São Paulo), comandado por Tássia Magalhães, ficou com a 21ª colocação. Para a VT, a chef revelou os seus doces prediletos em Paris. O Evvai (São Paulo), que serve gastronomia molecular, foi anunciado no 22º lugar. O Maní (São Paulo), da masterchef Helena Rizzo, conquistou a 34ª posição. 

O único brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a aparecer entre os 50 Best foi o Manu, em Curitiba, que garantiu a 35ª posição. O restaurante da chef Manu Buffara também foi o campeão na categoria de sustentabilidade, por sua dedicação ao meio ambiente e aos pequenos produtores. 

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Restaurante Manu (@restaurantemanu)

A lista estendida, dos colocados que ficaram entre a 51ª e a 100ª posição, já tinha sido revelada no dia 20 de novembro, com outros nove brasileiros no ranking: 

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade