Canela inaugura primeira fase do futuro hotel Kempinski
Mirante, anfiteatro e galeria de arte são o pontapé do complexo hoteleiro de luxo que será inaugurado no lugar do tradicional Laje de Pedra.
Após 42 anos de funcionamento, o tradicional hotel Laje de Pedra, em Canela, encerrou suas atividades em maio de 2020 e foi vendido em uma transação milionária. Na sexta-feira (12), sob a bandeira de uma das maiores redes hoteleiras do mundo, a alemã Kempinski, ocorreu a inauguração do Mirante Laje de Pedra, o primeiro espaço do mega hotel que será erguido ali com previsão para abrir as portas em 2024.
O Mirante Laje de Pedra abre ao público como um complexo que reúne restaurante, bar, anfiteatro e galeria de arte, em meio a área cercada pela natureza. A vista é para a Reserva Ecológica do Vale do Quilombo e para o Bosque das Araucárias. O investimento total nesta etapa do empreendimento foi de R$ 13 milhões e o novo espaço também faz uma homenagem ao legado do hotel icônico que ali permaneceu por décadas. Veja o que você vai encontrar por lá:
Anfiteatro
Com uma arquibancada em meia lua e o palco ao centro, o Anfiteatro Laje de Pedra faz referência aos antigos espaços projetados pelos romanos, em formato de arena. A inspiração mais evidente é com o Red Rock Amphitheatre, em Denver, nos Estados Unidos. O local tem capacidade para receber até 300 pessoas ao ar livre em uma estrutura de 600 metros quadrados e aproveita o que há de mais bonito no entorno: o Bosque de Araucárias. O objetivo é que lá ocorram espetáculos teatrais e musicais. Inclusive, a recém-criada Orquestra Filarmônica Laje de Pedra, com 30 integrantes, fará shows por lá.
Restaurante 1835 e Bar do Laje
O restaurante 1835, que entra em operação em dezembro, promete ser uma ode ao churrasco gaúcho, com seis ambientes distintos em uma área de 1.300 m² e capacidade para receber mais de 230 pessoas. O cliente poderá escolher na vitrine das carnes o corte ou a peça que será preparada em uma parrilla junto à mesa. Já o Bar do Laje promete carta de drinks com curadoria de Jean Ponce, conhecido por fazer bebidas incomuns à base de cachaça e que foi eleito Bartender do Ano em 2020 pela Revista Veja Comer & Beber. Na área externa, um deck com poltronas e espreguiçadeiras terá vista para o Vale do Quilombo.
Galeria de Arte
A Galeria do Laje completa a experiência com um espaço de preservação da memória do legado Laje de Pedra e da região de Canela. A abertura da galeria é marcada pela instalação de duas exposições. A primeira delas, Alma Imortal, já em cartaz. A segunda, Terra Casta, conta com imagens da região capturadas por João Farkas e Claudio Edinger e tem abertura prevista para 27 de novembro.
Sobre o Kempinski Laje de Pedra
O Kempinski Laje de Pedra será o primeiro hotel da rede de luxo alemã no Brasil, em uma área de 61 mil m². O hotel terá 357 apartamentos, 4 restaurantes e 5 bares com amplos terraços, enoteca, rooftop bar com lareira aberta, teatro e área para eventos.
Todo o prédio do Laje de Pedra foi envelopado por uma intervenção de madeira da artista gaúcha Heloisa Crocco, que leva o nome de Casulo. A ideia é de que a obra fique lá até 2024, quando o hotel será reinaugurado após a reforma. O Mirante Laje de Pedra funciona das 16h à 0h; aos sábados, domingos e feriados das 12h à 0h; fecha às terças-feiras.