Continua após publicidade

Brasil indica praias e marinas candidatas ao Programa Bandeira Azul

O prêmio é concedido à praias que demonstrem excelência na qualidade da água, conservação e segurança

Por Malu Jansen
25 jun 2024, 20h00

O Programa Bandeira Azul revelou as praias e marinas selecionadas pelo júri nacional na temporada 2024/2025. Ao todo, 38 praias e 11 marinas localizadas em seis estados brasileiros (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) serão recomendadas ao júri internacional, que divulgará a seleção final de premiados em outubro. 

O prêmio Bandeira Azul é reconhecido mundialmente por promover a qualidade ambiental e a sustentabilidade nas regiões costeiras. No caso das praias, os júris levam em consideração 34 critérios de avaliação, que por sua vez são divididos em quatro categorias: educação e informação ambiental; qualidade da água; gestão ambiental; e segurança e serviços. 

Das 38 indicações, cinco novas praias vão concorrer pela primeira vez: Praia de Tucuns, em Búzios (RJ); Lagunar Caiçara, em Arraial do Cabo (RJ); Praia de Grumari, no Rio de Janeiro (RJ); Praia Central, em Balneário Piçarras (SC) e Praia das Cordas, em Governador Celso Ramos (SC). 

Já para as marinas, são 38 critérios de avaliação, divididos em cinco categorias: educação ambiental; segurança e serviços; qualidade da água; responsabilidade social e corporativa; e envolvimento social e comunitário. Foram onze marinas selecionadas, em quatro estados brasileiros. 

As praias e marinas certificadas precisam comprovar anualmente o cumprimento dos critérios estabelecidos pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação internacional responsável pela promoção do programa. 

Continua após a publicidade

Confira a lista das praias e marinas pré-selecionadas:

PRAIAS 

MARINAS 

Leia tudo sobre Brasil

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade