‘Bichos de pelúcia’ comestíveis viram sensação em Gramado
De inspiração francesa, os chamados entremets são elaborados com mousses de sabores diversos em formatos de animais e frutas

A mais recente temporada de inverno em Gramado trouxe uma nova sensação gastronômica para os visitantes que passam pela Serra Gaúcha: “bichinhos de pelúcia” comestíveis viralizaram na web e viraram objetos de desejo na hora da sobremesa.
Os animais fofinhos, na verdade, são um doce de inspiração francesa conhecido como entremet, e não variam só no formato: os recheios também são compostos por sabores diversos, conforme o tipo escolhido.
O que é o entremet
Historicamente, o termo entremet pode se referir a qualquer petisco – doce ou salgado – servido ao longo de uma grande refeição. Eles eram tira-gostos que apareciam entre os pratos principais de um banquete maior e tinham formatos curiosos.
A partir do século 20, os entremets ganharam a característica que voltou à tona no viral de Gramado: pratos doces, ainda mantendo a característica de um formato que remete a outra coisa além da comida em si.
@rafaellabaltar Docinhos de rato, dinossauro e ursinho em gramado!
No destino turístico da Serra Gaúcha, a iguaria foi popularizada pela Prawer, tradicional chocolateria da cidade. O doce consiste em um recheio de mousse, que pode ter sabores variados, com uma cobertura que segue as características de seu formato. O mais famoso e desejado são os bichinhos de pelúcia, cuja textura ao serem mordidos lembram… um bichinho de pelúcia. Já os doces em forma de fruta são mais crocantes.
A invenção mais recente é um entremet de capivara, com sabor surpresa: só indo na loja para descobrir.
O doce foi lançado em 4 de julho e, ao longo do primeiro mês, vendeu mais de 8 mil unidades, segundo a Prawer.
Formas e sabores
De longe, o ursinho de pelúcia é a variedade de entremet mais vendida pela chocolateria, que comercializa as sobremesas por valores de R$ 39,90 a R$ 49,90, conforme o produto escolhido. Recheado com uma mousse feita de chocolate meio-amargo e creme de avelã, ele responde por praticamente um terço do que foi vendido na Prawer desde que o doce chegou ao mercado.
Mas outros recheios estão disponíveis, cada um com seu próprio “desenho”. É possível comer um mousse de chocolate e framboesa em formato de porquinho, ou então um recheio de cumaru com doce de leite que ganhou o formato de um ratinho que vem escoltado por um queijo. Também há várias opções de sabores de frutas.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp