10 botecos imperdíveis em Belo Horizonte
Capital mineira tem mais de quatro mil estabelecimentos que servem delícias regionais e, claro, cerveja e cachaça
Conhecida como a “capital mundial dos botecos”, Belo Horizonte é sede para mais de quatro mil bares: são cerca de 178 estabelecimentos para cada 100 mil habitantes. Confira, a seguir, dez opções de bares para incluir no roteiro:
1. Nicolau Bar da Esquina
Reinaugurado em 2024, o Nicolau Bar da Esquina é um gastrobar de cozinha latino-americana que serve versões originais de pratos tradicionais, como torresmo de barriga com creme de missô (veja na foto abaixo), croquete de rabada e tempurá de quiabo. Tudo isso pelas mãos do chef mineiro Leo Paixão.
A carta de drinks também merece destaque. Além das opções clássicas, há bebidas autorais como o “Cai quem quer”, que leva vodka de vanilla, hortelã, suco de limão e xarope de açúcar.
Quando? De terça a quinta-feira, das 19h às 23h. Às sexta-feiras e sábado, das 17h à 0h. Aos domingos, das 12h às 17h.
Onde? Rua Dicíola Horta, 77 – Belvedere.
Ver essa foto no Instagram
2. Pirex
Situado na Galeria São Vicente, com vista para a charmosa Praça Raul Soares, o Pirex é comandado pela chef Isabella Rochinhas e serve petiscos quentes e frios em marmitas de alumínio.
Salpicão na barquete, sandubinha de rosbife, charuto de caponata com molho de tomate defumado e a dupla de croquetes do Nyltão são algumas das delícias do cardápio, que também traz opções veganas e vegetarianas. Para beber, há diversas cachaças e cervejas, além das clássicas batidas da casa.
Quando? De quarta a sexta-feira, das 11h30 às 15h e das 18h à 0h. Aos sábados, das 12h à 0h. Aos domingos, das 12h às 18h.
Onde? Avenida Amazonas, 1049 – Loja 54 – Centro.
Ver essa foto no Instagram
3. Cachaçaria Lamparina
Com uma estética que remete à década de 1960, a Cachaçaria Lamparina está situada no Velho Mercado Novo e oferece uma enorme variedade de cachaças produzidas por pequenos produtores mineiros.
Além de opções de doses e garrafas, o estabelecimento conta com diversos drinques autorais, como o Bombeirinho, que leva xarope natural de hibisco e beterraba, cachaça prata e suco de limão (fotos abaixo). Outro destaque é o Marvadeza, que é feito com cachaça, maracujá, manjericão, pimenta-dedo-de-moça e gengibre.
Saiba mais sobre a Cachaçaria Lamparina e outras atrações do Velho Mercado Novo.
Quando? De terça a quinta-feira, das 12h às 23h. Às sexta-feiras e sábados, das 12h às 0h. Aos domingos, das 10h às 18h.
Endereço: Avenida Olegário Maciel, 742 – Centro.
Ver essa foto no Instagram
4. Timbuca Bar
Situado ao lado de um posto de combustíveis, o Timbuca Bar é comandado pelo chef Caetano Sobrinho e serve petiscos tradicionais da gastronomia mineira, como língua e chouriço. Também há dadinhos de tapioca e pastéis.
Outro destaque é a carta de cachaças, que conta com cerca de 166 rótulos, todos de produtores locais. Os produtos podem ser degustados na forma de doses ou de drinques, como o famoso Rabo de Galo.
Quando? De terça a sexta-feira, das 18h à 0h. Aos sábados, das 12h à 0h. Aos domingos, das 12h às 17h.
Onde? Avenida Afonso Pena, 4321 – Serra.
View this post on Instagram
5. Redentor Bar
Apelidado de “esquina mais carioca de Belo Horizonte”, o Redentor Bar tem mais de 20 anos de tradição. É famoso pelas rodas de samba, pelo chope gelado e cardápio variado.
Com música ao vivo todas às segundas e terças-feiras, o estabelecimento é muito procurado para happy hours. Serve diferentes opções de petiscos, bolinhos e pratos típicos de boteco, como pastrami em conserva, tilápia crocante e linguiça artesanal.
Quando? Diariamente, das 11h à 0h.
Onde? Rua Fernandes Tourinho, 500 – Savassi.
Ver essa foto no Instagram
6. Mercadinho Bicalho
Conhecido como “Bar do Nivaldo”, o Mercadinho Bicalho foi inaugurado em 1985, com a premissa de funcionar apenas como mercado. No entanto, seu espaço acolhedor caiu nas graças da vizinhança, que o consolidou como um point para beber uma cerveja gelada e encontrar os amigos.
O prato principal da casa é a almôndega, servida com molho e uma camada de queijo minas derretido (veja na foto abaixo). Além dela, o bolinho de carne empanado e as diferentes opções de torresmos e batatas recheadas fazem sucesso.
Quando? Às quartas e quintas-feiras, das 15h à 0h. Às sextas-feiras, das 15h à 1h. Aos sábados, das 11h à 1h. Aos domingos, das 11h às 21h.
Onde? Rua Mármore, 556 – Santa Tereza.
Ver essa foto no Instagram
7. Cabernet Butiquim
Desde 2015, o Cabernet Butiquim se propõe a “descomplicar o vinho”. O estabelecimento serve mais de 200 rótulos dos principais países produtores, com variação semanal.
No cardápio, petiscos, tábuas de frios, sanduíches, saladas e pratos quentes, como risoto de cogumelos.
Para quem não gosta de vinho, também há a opção de pedir um drinque na “Garagem do Cab”, um balcão de coquetelaria.
Quando? De terça-feira a sábado, das 11h30 às 23h. Aos domingos, das 11h30 às 16h.
Onde? Rua Levindo Lopes, 22 – Savassi.
View this post on Instagram
8. Laicos Bar
Com duas unidades, uma no Savassi e outra no Floresta, o Laicos tem ambiente colorido com muitos neons. No seu cardápio, consta uma grande variedade de petiscos, como iscas de tilápia fritas, dadinhos de tapioca, croquetes e coxinhas. O hambúrguer da casa, chamado Bacon Bugah, é sucesso.
Há ainda diversas opções de coquetéis autorais, clássicos e releituras. Uma de suas mais recentes invenções foi a coleção de drinques inspirados na animação Divertidamente 2.
Quando? No Savassi, de segunda a quarta-feira, das 17h à 0h; e de quinta-feira a sábado, das 17h à 1h. No Floresta, de segunda a quarta-feira, das 17h à 0h; às quintas-feira, das 17h às 0h30; às sextas-feiras, das 17h à 1h; aos sábados, das 16h à 1h.
Onde? Rua Ceará, 1560 – Savassi e Rua Sapucaí, 157 – Floresta.
View this post on Instagram
9. Montê Bar
Inaugurado em 2023 com ambiente informal e descontraído, o Montê possui um cardápio repleto de delícias mineiras assinado pelo chef Victor Zuliani.
Além de drinks autorais e belo-horizontinos, o menu traz diversas opções de sanduíches, entre eles o mini pão de queijo recheado, e petiscos, como palitos de mandioca, croquete de lombo defumado com jiló e pastel de vento.
Quando? Às quartas e quintas-feiras, das 17h30 à 1h. Às sextas-feiras e sábados, das 17h30 às 2h. Aos domingos, das 13h às 20h.
Onde? Praça Rui Barbosa, 104 – Centro.
View this post on Instagram
10. Juramento 202
Situada dentro do Velho Mercado Novo, a Cervejaria Viela se propõe a produzir cerveja artesanal de qualidade por preços acessíveis. Seus rótulos são servidos no restaurante Cozinha Tupis, na pizzaria Forno da Saudade e, por fim, no boteco Juramento 202. Ali estão dez torneiras rotativas, com rótulos como a premiada APA Mineira.
Quando? De terça a sexta-feira, das 17h à 0h. Aos sábados, das 12h30 à 0h. Aos domingos, das 12h30 às 20h.
Onde? Rua Juramento, 202 – Pompéia.
Ver essa foto no Instagram
Leia tudo sobre Belo Horizonte
Busque hospedagem em Belo Horizonte