Arraial do Cabo: naufrágio centenário é atração na Praia Grande

Navio de carga que afundou na Praia Grande em 1881 virou atração turística, sendo facilmente visto em mergulhos nas águas rasas

Por Maurício Brum
Atualizado em 15 abr 2025, 18h53 - Publicado em 15 abr 2025, 18h00
arraial-do-cabo-praia-grande
Águas cristalinas da Praia Grande facilitam visualização do naufrágio (Larissa Fraga/CC BY 3.0/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Arraial do Cabo, no litoral fluminense, é conhecida pelo mar translúcido que rotineiramente é comparado ao Caribe – apesar das temperaturas frias associadas ao fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície as águas de regiões mais profundas.

É essa característica de águas claras que permite ver o fundo do mar nos trechos mais rasos e possibilita bem mais do que uma contemplação das areias e da vida marinha: a partir de lugares mais altos, também dá para observar pedaços de história escondidos ao olhar menos atento.

Na Praia Grande, um naufrágio de quase 150 anos atrás tornou-se uma atração à parte, muito procurada por quem faz snorkel em Arraial do Cabo. Trata-se do barco Imbetiba, que afundou por ali em 1881.

A história do Imbetiba

O Imbetiba era um barco dedicado sobretudo ao transporte de cargas, mas que também levava passageiros, e fazia a linha entre o Rio de Janeiro e a cidade com o mesmo nome da embarcação. Em 10 de setembro de 1881, o vapor carregava 14 pessoas quando bateu em um banco de areia durante uma noite de visibilidade reduzida pela névoa.

@desbravandoarraial

Esse é o Imbetiba, localizado na Praia Grande! Atualmente é o mais fácil de ser avistado, os demais estão mais profundos e são somente destroços. Não esqueca de acrescentar um snorkel + nadadeira na mala quando vier para Arraial 😅🤍🧜‍♀️🌞 #arraialdocabo #arraialdocaborjdejaneiropraia #naufragio #praiasbrasileiras #lifebeach #vidanapraia

♬ Cupid – Twin Ver. (FIFTY FIFTY) (Sped Up Version) – FIFTY FIFTY

Continua após a publicidade

Apesar de o barco não ter se enchido de água em um primeiro momento, as manobras para reposicionar o Imbetiba deram errado e o navio acabou encalhando de forma definitiva poucas horas depois do incidente. Segundo o site Naufrágios do Brasil, especializado no tema, passageiros e tripulantes perceberam que estavam quase a seco na Praia Grande quando a cerração se dissipou, procedendo com o desembarque.

Como as águas eram rasas, quem estava no Imbetiba seguiu até a faixa de areia a pé. Essa peculiaridade se mantém ainda hoje: nos momentos de maré baixa, o barco fica a menos de 2 metros abaixo da linha da água, o que facilita sua visualização por mergulhadores ou quem está em um ponto de observação mais elevado na costa.

Os destroços do naufrágio seguem no mesmo local, e conservam em grande medida o formato original da embarcação, proporcionando uma aventura única para quem visita a Praia Grande.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Arraial do Cabo

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade