6 praias para curtir ao máximo a beleza de Pernambuco
Opções não faltam para quem busca águas quentinhas, mesmo recorrendo a destinos menos famosos

Com um litoral marcado por águas claras, mornas e muitas vezes tranquilas graças à proteção de barreiras naturais como os recifes, que emprestam nome até mesmo à capital, Pernambuco é um estado repleto de praias que atraem multidões a cada ano.
Embora Fernando de Noronha seja parte de Pernambuco, sequer é preciso recorrer ao famoso arquipélago para ter um destino paradisíaco no seu próximo roteiro por esse pedaço do Nordeste. Confira alguns dos destinos imperdíveis para aproveitar o máximo da porção continental do litoral pernambucano.
Porto de Galinhas

Vila de pescadores na cidade de Ipojuca, Porto de Galinhas passou a viver uma transformação na década de 1990, quando foi descoberta nacionalmente pelo turismo e logo se tornou um dos destinos mais badalados do litoral continental de Pernambuco. Com ampla infraestrutura de hotéis e resorts, o destino encanta pelas águas cristalinas e também pela beleza que pode ser testemunhada à beira do mar, nos passeios de jangada e de buggy.
Boa Viagem

Praia mais famosa e frequentada de Recife, Boa Viagem acaba sendo uma passagem imperdível para quem visita a capital pernambucana – e não deixa a desejar, com suas águas azuis e tranquilas, já que a barreira de recifes deixa o mar uma piscina na maré baixa. Além disso, os oito quilômetros de orla garantem uma caminhada fabulosa em uma das paisagens mais icônicas do Nordeste, palco de várias obras cinematográficas ambientadas na região. Mas vale atenção redobrada aos alertas de ataques de tubarão: entre na água apenas na maré baixa e de preferência nos trechos protegidos por recifes.
Carneiros

Situada no município de Tamandaré, cerca de 100 km ao sul do Recife, a praia dos Carneiros costuma aparecer em rankings nacionais e internacionais de melhores destinos litorâneos do mundo. Entre a foz do rio Formoso e os arrecifes, o diferencial são as piscinas naturais que se formam na maré baixa, o que a torna uma ótima opção para a família toda. A muvuca costuma se concentrar junto à capelinha de São Benedito, mas basta se afastar um pouco para logo encontrar trechos tranquilos e desertos.
Maracaípe

Também localizada em Ipojuca, Maracaípe passou muito tempo relegada a um segundo plano em relação à vizinha Porto de Galinhas, por um motivo simples: suas praias de mar aberto com ondas mais violentas eram menos atrativas para quem viaja em família – em contrapartida se tornou uma queridinha dos surfistas. Passeios de buggy conectando as duas praias, separadas por apenas 4 km, colocaram Maracaípe no radar, até porque também dá para encontrar uma região de água mais tranquila no Pontal, mais ao sul, onde fica a foz do rio.
Calhetas

Entre Recife e Porto de Galinhas, Cabo de Santo Agostinho é uma península que guarda algumas praias lindíssimas, como é o caso de Calhetas, que tem águas com temperatura agradável, coloração azul intensa e tranquilidade. O visual é deslumbrante e as características geográficas do Cabo garantem atrações à parte, como a tirolesa sobre as águas. Só vale se programar: por ser uma praia relativamente pequena, a faixa de areia costuma ficar apinhada nos finais de semana.
Maria Farinha

Para quem quer fugir dos roteiros mais conhecidos sem precisar viajar demais, Maria Farinha – já consagrada entre os pernambucanos – tem caído no gosto dos forasteiros. Localizado no município de Paulista, no extremo norte da região metropolitana do Recife, o local é apreciado pelos esportes náuticos e tem uma pegada mais residencial, com condomínios ao redor. Não espere aquele mar azul e transparente de Carneiros ou Porto de Galinhas, mas é uma alternativa para quem estiver em Olinda. A região também é procurada pelo Veneza Water Park, o maior parque aquático do Estado.