Continua após publicidade

10 razões para visitar o Natal Luz de Gramado

Centenas de apresentações gratuitas, o Grande Desfile de Natal e a decoração que toma conta da cidade são alguns dos motivos

Por Da Redação
21 nov 2024, 10h00
Natal Luz de Gramado, Gramado, Rio Grande do Sul
 (Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação)
Continua após publicidade

Papai Noel existe e mora em Gramado, no Rio Grande do Sul, até 19 de janeiro de 2025. Se você tem dúvidas, é porque nunca visitou o Natal Luz, um dos eventos mais famosos da cidade. A edição deste ano começou em 24 de outubro e tem programações diárias. Confira o calendário completo aqui.

E veja também 10 razões para dar um pulo até a cidade mais famosa da Serra Gaúcha, que venceu como Melhor de Destino de Inverno pela 11ª vez no prêmio O MELHOR DE VIAGEM E TURISMO 2024/2025:

1. A decoração

Todos os visitantes que atravessam qualquer um dos dois pórticos de entrada da cidade são recebidos por milhares de luzes, árvores de diversos tamanhos, bonecos de neve, renas, enfeites natalinos em tamanho gigante e toda sorte de símbolos dessa época do ano. É uma exposição a céu aberto de cores e brilho.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial)

2. O Nativitaten

Um dos mais grandiosos espetáculos do Natal Luz de Gramado é o Nativitaten. Uma combinação de luzes, músicas interpretadas por tenores e sopranos e efeitos pirotécnicos contam a história do nascimento de Jesus. O lago, cenário da apresentação, transforma-se em um palco flutuante. 

O Nativitaten é uma das únicas atrações pagas do Natal Luz (a partir de R$ 150; ingressos à venda no site). A apresentação é realizada duas vezes por semana no lago do centro de eventos Serra Park, a menos de 5 minutos de carro do centro.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial)

3. O Grande Desfile de Natal

Outra atração disputada é o Grande Desfile de Natal que, depois de muitos anos, volta a ser realizado no centro da cidade, na chamada Rua dos Arcos (trecho central da Avenida das Hortênsias).

Com cenografia renovada, carros alegóricos e trilha sonora original, o desfile dá vida a personagens clássicos e figuras tradicionais do Natal, como soldadinhos de chumbo, biscoitos de gengibre e pinheirinhos.

Continua após a publicidade

A apresentação é gratuita, mas quem quiser assistir ao show sentado nas cadeiras ou no lounge precisa comprar ingresso (a partir de R$ 150; ingressos à venda no site).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial)

4. A programação gratuita

Moradores e turistas podem assistir a uma grande diversidade de espetáculos sem ter que desembolsar nada para isso. Em 2024, são mais de 260 apresentações, entre dança, teatro e música.

Um grupo variado de talentos, especialmente locais – cerca de 90% dos mais de 150 artistas são de Gramado e Canela –, ocupa o palco da Rua Coberta e a Vila de Natal com até quatro apresentações por dia. A ocupação das cadeiras é por ordem de chegada, mas também é possível acompanhar as performances de pé e dos restaurantes do local. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial)

Continua após a publicidade

5. A Corrida e Caminhada de Noel

Você pode não ter as renas mágicas, mas pode participar da Corrida e Caminhada de Noel. A 9ª edição do evento acontece no dia 1º de dezembro em quatro modalidades: caminhada, corridas de 5km e 10km e corrida kids.

Todos os participantes receberão o Kit Noel com camiseta, número, chip (para corridas) e touca vermelha. O participante com a melhor caracterização com o tema “Natal” irá ganhar um troféu especial. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial)

6. A Vila de Natal e a Casa do Papai Noel

Diariamente, das 9h às 21h, é possível visitar a Vila de Natal, onde artesãos locais exibem e vendem seus produtos num cenário que lembra os mercados natalinos europeus. O espaço está localizado na Praça das Etnias (Av. Borges de Medeiros, 1848), onde também fica a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias das 14h às 18h.

Na Casa do Papai Noel, o bom velhinho em carne, osso e barba recebe cartinhas com pedidos. Todas as performances teatrais, shows com orquestras e bandas e apresentações de artistas solo são gratuitas nessa região.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Natal Luz de Gramado (@natalluzoficial)

7. A gastronomia e a hotelaria de Gramado

Muitas das hospedagens ficam na região central, o que permite que a programação do Natal Luz seja quase toda acompanhada a pé e de estômago cheio. Da culinária típica da região, passando pelo famoso fondue e pelo farto café colonial, até petiscos e refeições rápidas, não faltam alternativas para manter a energia e a disposição dos visitantes.

Continua após a publicidade

8. As opções de entretenimento

Parques temáticos de todos os tipos para relaxar em piscinas térmicas, brincar na neve ou ver o mundo em miniatura, além de uma infinidade de museus, jardins, vinícolas e lojas de chocolate fazem parte da estrutura de lazer de Gramado.

Não podem ficar de fora as belezas naturais. Programe um passeio pelo Lago Negro e um momento para apreciar a vista do Vale do Quilombo no Mirante Belvedere.

9. O clima da Serra Gaúcha

Com temperaturas amenas quase o ano todo, a cidade atrai especialmente quem vem de regiões mais quentes do país. Não raro, mesmo no verão, algumas noites frias convidam os turistas a colocarem gorro e cachecol, o que contribui ainda mais para a atmosfera natalina.

10. O turismo local e a reconstrução do RS

Falando em Rio Grande do Sul, não é possível deixar de fora a catástrofe ambiental pela qual o estado passou nos meses de abril e maio. As chuvas e enchentes cobram seus prejuízos humanos e econômicos até agora. Cada visitante que passar pelo Natal Luz ajuda na reconstrução com o movimento do turismo local.

Veja um guia completo de Gramado

Leia tudo sobre Rio Grande do Sul

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade