Imagem Blog Rivotrip Por Blog Editora de Arte, Ana Claudia Crispim sai todo dia do sossego de sua casa com pomar para deixar lindonas as edições da VT
Continua após publicidade

Conheça um restaurante maravilhoso em Havana que já foi cenário de filme

Por Ana Claudia Crispim
Atualizado em 27 fev 2017, 15h13 - Publicado em 3 nov 2015, 14h54

Se você assistiu, e gostou, de Fresa y chocolate – a premiada produção cubano-mexicano-espanhola dos anos 1990 – sugiro fortemente visitar o paladar La Guarida em Havana.

Não é só um lugar para comer, é a locação onde se passa a maior parte do drama que conta a história do estudante comunista David e o artista Diego, um gay farto do regime de Fidel, resultando numa improvável relação de amizade.

Screen Shot 2015-11-03 at 12.58.23 PM

Sim, é pra turista, como quase tudo em Cuba, mas é um dos lugares mais legais de Havana e uma ótima opção pra dar um pause nos guantanameras e moros y cristianos (o insosso arroz com feijão onipresente na limitada gastronomia cubana). O restaurante é um caso bem sucedido na junção de life style, história, arquitetura clássica, objetos de antiquário e arte contemporânea, tudo junto e misturado.

Continua após a publicidade

Logo na chegada, não dá pra confundir, o pôster do filme faz as honras da casa na entrada do prédio ao melhor estilo Havana: velhão, ainda residencial, com roupas nos varais e gente subindo e descendo pelas escadas encardidas.

Continua após a publicidade

O restaurante fica no último andar. Na entrada uma hostess, daquelas chiquetósas, recebe os convivas que antes de entrar obrigatoriamente passam pelo bar de onde saem drinques muito bem feitos – destaque pra piña colada!

O ambiente é refinado, iluminado com lustres antigos de cristal e luz de velas. A comida é bem boa, só um pouco cara para os padrões cubanos. Porém, sentar naquela mesa e vislumbrar as cenas onde Diego e David desenrolam uma história pincelada de medos, preconceitos e descobertas, não tem preço. Admito que rolou um nó na garganta, até corações peludos como o meu tem seus momentos.


Continua após a publicidade

Fotos: Ana Claudia Crispim
Siga-me no Instagram e Facebook

Publicidade