Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Praia da Comporta: a mais chique da Europa?

Grécia, Côte d'Azur e Croácia que morram de inveja, mas, segundo o jornal espanhol La Vanguardia, a praia mais chique do continente fica em Portugal

Por Rachel Verano
Atualizado em 30 ago 2021, 18h58 - Publicado em 30 ago 2021, 17h38
Espreguiçadeiras com guarda-sóis de palha e cadeiras azuis na areia da praia, com o mar azul ao fundo
Vista da beira-mar da Comporta: beleza inquestionável (Bruno Barata/Reprodução)

“Areias douradas”. “Águas turquesa”. “Um pequeno paraíso entre o mar e campos de arroz.” Na semana passada, o La Vanguardia, um dos principais jornais da Espanha, fez uma matéria especial sobre a Comporta, um lindo destino à beira do Atlântico a pouco mais de uma hora de Lisboa, onde escancarava no título: “Assim é a Comporta, a praia mais chique da Europa que atrai famosos e milionários de todo o mundo.” 

Não faz muito tempo que a Comporta saiu do anonimato. Confesso que, na minha primeira encarnação lisboeta, entre 2005 e 2008, eu nunca tinha ouvido falar do destino. Foi só em 2017 que estreei meus pés desbotados naquelas areias. Uma matéria encomendada pela revista Elle me levou até lá novamente em 2018. O título resumia o astral que pairava no ar: “Portugal Eco-Chic”. Ainda tinha ares de novidade.

Página dupla de uma revista com fundo branco, texto e fotografias da Praia da comporta
Matéria que fiz para a Elle nos idos tempos em que a publicação pertencia à Abril: Portugal Eco-Chic (Arquivo pessoal/Arquivo pessoal)

De lá pra cá, a Comporta explodiu. Naquele mesmo ano a chiquérrima e super cool editora americana Assouline lançou o livro Comporta Bliss, assinado por ninguém menos que Carlos Souza, o embaixador mundial da Valentino (hoje à venda por exatos R$ 719,32 na Amazon – um valor, aliás, bem adequado para o destino). No ano seguinte, Madonna inundou as redes sociais com vídeos galopando a cavalo em suas areias e fazendo ioga no meio do arrozal. Christian Louboutin, o mago da sola vermelha dos sapatos de salto mais famosos do mundo, abriu as portas de sua casa na vizinhança para revistas internacionais de moda. Já não tinha volta.

View this post on Instagram

A post shared by ASSOULINE (@assouline)

O seu bolso, comporta?

Se a Comporta é a praia mais chique da Europa, melhor dirão os habitués de Portofino, Bodrum, Cannes, Hvar e Santorini. Ou influencers de gosto inquestionável como a jornalista Vic Ceridono, do Dia de Beauté, que se declara apaixonada pelo lugar. Mas se a vibe grife pé na areia, a combinação bermuda-dockside, os hotéis boho e o aluguel de espreguiçadeira a três dígitos forem atestado de chiqueza, então a Comporta preenche com louvor todos os requisitos.

View this post on Instagram

A post shared by Vic Ceridono (@vicceridono)

Justiça seja feita: parte do areal mais extenso da Europa, com mais de 40 quilômetros de extensão, a Comporta é dona de um beira-mar lindíssimo, cercado de verde. As areias são de fato douradas. A água (gelada nível Portugal) está invariavelmente transparente. E a infra-estrutura é surpreendente. Em que outro canto do litoral português você come de caviar a entrecôte? Tá, não precisa. Mas se quiser tem.

View this post on Instagram

A post shared by Sublime Comporta Beach Club (@sublimecomportabeachclub)

Mais fatos: o menu de casas de aluguel na Comporta é espetacular. Pense na combinação lustres de palha, cestaria, janelões de vidro, piscinas de cinema. Os dois hotéis da região estão entre os mais cool do país: seja o precursor Sublime Comporta, onde nos últimos anos algumas suítes ganharam piscinas bio (o bom e velho lago), seja o Quinta da Comporta, com a sua piscina com uma das laterais transparentes, de frente para o arrozal.

Os beach clubs estão entre os mais bacanas do país – seja o Sal, já eleito um dos melhores bares de praia do mundo pela revista Condé Nast Traveler, seja o Café Comporta, ou ainda o novo Sublime Beach Club. E as lojas do centrinho são uma eterna tentação. Se você acha razoável gastar cerca de € 500 numa diária de hotel, nem pense duas vezes: a Comporta é chique. E é para você.

Busque hospedagens em Comporta

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Portugal

Publicidade