Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Portugal reabre para turistas brasileiros, sem quarentena, e só exige PCR

Depois de mais de um ano de restrições, finalmente as viagens "não essenciais" estão liberadas!

Por Rachel Verano
Atualizado em 15 set 2021, 10h47 - Publicado em 1 set 2021, 15h04

[Atenção: É necessário apresentar um passe sanitário da União Europeia ou resultado negativo para a Covid-19 para ter a entrada liberada em atrações turísticas e hotéis de todo o país e cafés e restaurantes de algumas regiões de Portugal. São aceitos testes RT-PCR realizados nas últimas 72 horas e de antígeno realizados nas últimas 48 horas. Alguns estabelecimentos estão realizando testes rápidos na própria entrada. Veja mais informações aqui]

É oficial: Portugal acaba de reabrir para turistas brasileiros. Mais: ninguém precisa fazer quarentena ou mostrar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Mais ainda? Basta apresentar o resultado negativo de um teste do tipo RT-PCR feito 72 horas antes do embarque (ou um antígeno feito 48 horas antes, mas com uma série de exigências – veja abaixo). Parecia impossível, mas este dia finalmente chegou depois de mais de um ano de restrições!

O comunicado foi feito no Diário da República de ontem e demorou a ser percebido. Eu mesma cheguei a duvidar porque não saiu de imediato na grande imprensa portuguesa e quem publicava não dava detalhes de nada: nem de quarentena, nem de vacina. Mas então o governo se pronunciou à tarde, colocando todos os pingos nos is, e agora é oficial!

As novas regras já estão valendo desde 1º de setembro. E como os comunicados de temas relacionados à Covid-19 em Portugal têm duração de duas semanas, elas valem, a princípio, pelo menos até as 23h59 do dia 16 de setembro. Como tem sido regra, se a situação da pandemia se mantiver, as regras tendem a continuar.

Continua após a publicidade

Exame de antígeno

Quem preferir fazer o exame de antígeno antes de embarcar precisa estar atento a uma série de detalhes. O teste só é aceito se aprovado pelo Comitê de Segurança da Saúde da União Europeia. O comprovante deve informar, além da identidade do passageiro, o tipo e nome do teste, bem como o fabricante, a data e a hora da coleta, o resultado, a entidade emissora e o número da certificação. Quer garantir? Vá de RT-PCR.

Retomada dos voos

Em setembro, a companhia aérea TAP vai operar 37 voos semanais entre o Brasil e Portugal. Com destino a Lisboa, sairão 11 voos de São Paulo, 6 do Rio de Janeiro, 5 de Recife, 4 de Fortaleza, 3 de Brasília, 3 de Belo Horizonte e 3 de Salvador. Para o Porto, há 1 voo semanal a partir de São Paulo e 1 desde o Rio de Janeiro. A Latam anunciou que, a partir de novembro, aumentará de quatro para seis o número de voos semanais entre São Paulo e Lisboa. Em dezembro, a expectativa é que a operação volte a ser diária. Já a Azul continua oferecendo entre três e quatro voos semanais de Campinas (Viracopos) para a capital portuguesa.

Leia tudo sobre Portugal

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Portugal

Publicidade