Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Páscoa em lockdown? Faça o strudel de bacalhau do Four Seasons de Lisboa

O almoço do feriado, mesmo em casa, pode ter gostinho de viagem

Por Rachel Verano
Atualizado em 18 mar 2021, 17h04 - Publicado em 18 mar 2021, 16h40
O strudel de bacalhau: releitura do queridinho português (Divulgação/Divulgação)

Mais uma vez a Páscoa vai ser em confinamento aqui em Portugal, mas ela pode ter um gostinho de viagem! Se não é possível ir até os ótimos restaurantes Varanda ou Cura (novidade!) no Four Seasons Hotel Ritz, no coração de Lisboa, o chef Pascal Meynard faz seus sabores chegarem até você. A proposta é uma releitura do ingrediente que não pode faltar à mesa nesta época do ano: o bacalhau! Aqui, em versão de strudel, com uma capinha de massa tipo brioche. Para acompanhar, salada e um bom vinho português, ora, pois! Anote aí!

O chef Pascal Maynard: à fente dos restaurantes do hotel (Divulgação/Divulgação)

Strudel de Bacalhau para 6 pessoas

INGREDIENTES
Para o bacalhau:
1.5 kg de bacalhau
300g de cebola
300g de cenoura
300g de alho-poró
300g de repolho
Alho picado a gosto
Gengibre picado a gosto
– 2 gemas

Para o molho bechamel:
200g de manteiga
200g de farinha de trigo
1.5 l de leite

Para a massa brioche:
150g de manteiga em temperatura ambiente
20g de açúcar
12g de sal
410g de farinha
70g de ovos
125ml de água

Continua após a publicidade
Mesas na cobiçada varanda do hotel: para quando a pandemia acabar! (Divulgação/Divulgação)

PREPARO
Demolhar o bacalhau. Cozinhá-lo em uma panela com água e aromáticos (cebola, louro, cenoura, alho, salsa e azeite). Escorrer e esfriar. Desfiar o bacalhau. Cortar os legumes em tiras finas e saltear com azeite e alho picado. Adicionar o bacalhau desfiado aos legumes. Preparar o molho bechamel adicionando oleite aos poucos, em fogo baixo. Cobrir a mistura com de bacalhau e legumes com ele, adicionar as duas gemas de ovo e misturar. Por fim, adicionar o gengibre fresco picado. À parte, escaldar as folhas de repolho inteiras e deixar esfriar. Em um papel filme, fazer uma cama com as folhas de repolho. Colocar o bacalhau por cima e fazer um rolo com o bacalhau envolvido nas folhas, com a ajuda do filme. Levar para congelar. Enquanto isso, fazer a massa brioche: amassar todos os ingredientes até obter uma massa consistente e deixar descansar em um recipiente fechado por cerca de 15 a 20 minutos. Na sequência, esticar a massa, colocar o rolo de bacalhau no meio e cobrir até ficar bem fechado. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno a 160ºC por 45 minutos, até dourar. 

Publicidade