Além-mar Por Blog Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu

Páscoa em lockdown? Faça o strudel de bacalhau do Four Seasons de Lisboa

O almoço do feriado, mesmo em casa, pode ter gostinho de viagem

Por Rachel Verano Atualizado em 18 Mar 2021, 17h04 - Publicado em 18 Mar 2021, 16h40
O strudel de bacalhau: releitura do queridinho português Divulgação/Divulgação

Mais uma vez a Páscoa vai ser em confinamento aqui em Portugal, mas ela pode ter um gostinho de viagem! Se não é possível ir até os ótimos restaurantes Varanda ou Cura (novidade!) no Four Seasons Hotel Ritz, no coração de Lisboa, o chef Pascal Meynard faz seus sabores chegarem até você. A proposta é uma releitura do ingrediente que não pode faltar à mesa nesta época do ano: o bacalhau! Aqui, em versão de strudel, com uma capinha de massa tipo brioche. Para acompanhar, salada e um bom vinho português, ora, pois! Anote aí!

  • O chef Pascal Maynard: à fente dos restaurantes do hotel Divulgação/Divulgação

    Strudel de Bacalhau para 6 pessoas

    INGREDIENTES
    Para o bacalhau:
    1.5 kg de bacalhau
    300g de cebola
    300g de cenoura
    300g de alho-poró
    300g de repolho
    Alho picado a gosto
    Gengibre picado a gosto
    – 2 gemas

    Para o molho bechamel:
    200g de manteiga
    200g de farinha de trigo
    1.5 l de leite

    Para a massa brioche:
    150g de manteiga em temperatura ambiente
    20g de açúcar
    12g de sal
    410g de farinha
    70g de ovos
    125ml de água

    Mesas na cobiçada varanda do hotel: para quando a pandemia acabar! Divulgação/Divulgação

    PREPARO
    Demolhar o bacalhau. Cozinhá-lo em uma panela com água e aromáticos (cebola, louro, cenoura, alho, salsa e azeite). Escorrer e esfriar. Desfiar o bacalhau. Cortar os legumes em tiras finas e saltear com azeite e alho picado. Adicionar o bacalhau desfiado aos legumes. Preparar o molho bechamel adicionando oleite aos poucos, em fogo baixo. Cobrir a mistura com de bacalhau e legumes com ele, adicionar as duas gemas de ovo e misturar. Por fim, adicionar o gengibre fresco picado. À parte, escaldar as folhas de repolho inteiras e deixar esfriar. Em um papel filme, fazer uma cama com as folhas de repolho. Colocar o bacalhau por cima e fazer um rolo com o bacalhau envolvido nas folhas, com a ajuda do filme. Levar para congelar. Enquanto isso, fazer a massa brioche: amassar todos os ingredientes até obter uma massa consistente e deixar descansar em um recipiente fechado por cerca de 15 a 20 minutos. Na sequência, esticar a massa, colocar o rolo de bacalhau no meio e cobrir até ficar bem fechado. Pincelar com gema de ovo e levar ao forno a 160ºC por 45 minutos, até dourar. 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade