Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Com 3 lojas em Portugal, a Casa Pau-Brasil vende grifes brasileiras

Com marcas como Osklen, Granado e Lenny Niemeyer, a Casa Pau-Brasil se expandiu em direção ao mar com duas unidades novinhas em Cascais e Comporta

Por Rachel Verano
Atualizado em 2 set 2019, 16h04 - Publicado em 22 jul 2019, 17h51
Casa Pau Brasil Cascais: o melhor do nosso país pertinho do mar (Bruno Barata/Reprodução)

Chega de samba, suor e cerveja. Se o Brasil que você se orgulha de ver brilhar por aí é o das peças de designers consagrados, dos cosméticos que não fazem feio em Paris ou Nova York, das peças que esbanjam um tropicalismo elegante e das marcas sustentáveis, então há mais motivos para comemorar em Portugal.

A gostosa varanda, em frente às lindas vitrines: ponto de encontro (Bruno Barata/Reprodução)

Na mesma proporção em que crescemos em número por aqui (somos a maior nacionalidade estrangeira residente na Terrinha: batemos um recorde de mais de 100 mil no último relatório do SEF, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, isso sem contar quem tem passaporte europeu!), crescemos também a imagem que espalhamos ao vento – ufa! E nesse quesito a Casa Pau Brasil é um alento.

Stand da Granado: mil cheiros e cores (Bruno Barata/Reprodução)

Desde 2017 instalada num belo palacete no Príncipe Real, o meu bairro do coração em Lisboa, a concept store entrou 2019 cheia de novidades. Primeiro veio uma unidade enorme (e deliciosa) da Livraria da Travessa, que constantemente é palco de lançamentos especiais e bates-papos interessantíssimos com autores. Chegaram também marcas novas que sempre ocuparam a lista de prioridades no meu coração no quesito handmade, como a Flávia Aranha.

A estilista Flávia Aranha: moda sustentável (Bruno Barata/Reprodução)

Agora foi a vez de ganhar terreno em direção ao mar. Em pleno verão, acabam de ser inauguradas duas novas unidades da Casa Pau Brasil a dois passos da areia: uma pop-up na Comporta, a praia mais badalada do país; e uma filial com nada menos que mil metros quadrados no coração de Cascais. Ainda não estive na loja da Comporta, mas o que vi em Cascais no dia da inauguração – além das beldades Adriane Galisteu e Ana Paula Padrão – foi de encher de orgulho.

Os sapatos by Luiza Perea: delicadeza handmade (Bruno Barata/Reprodução)

A curadoria das marcas continua afiadíssima – tem de Osklen a Lenny Niemeyer, Salinas e Água de Coco; de Frescobol Carioca a Melissa e Veja (marca de tênis que comecei a amar e só muito depois descobri que era brasileira!); de Granado a Yogini. Flávia Aranha e suas peças de linho e tecidos tingidos naturalmente ganharam a vizinhança dos sapatos e acessórios de Luiza Perea. O que mais pode querer um brasileiro saudoso no exterior? Bom, talvez precinhos mais camaradas.

Continua após a publicidade
Pierre Aderne e cia na festa de abertura: deu samba (Bruno Barata/Reprodução)
A Baía de Cascais: a dois passos de distância (Bruno Barata/Reprodução)

O espaço, projetado pelos arquitetos brasileiros Bel Lobo e Bob Neri, juntamente com o português Pedro Barata, é amplo, recheado de plantas, colorido pelas fotos enormes de Gabriel Wickbold nas paredes e enfeitado pelas linhas de designers do calibre de Sérgio Rodrigues e Irmãos Campana. Na festa de abertura, Pierre Aderne e grande elenco encheram o ambiente de bossa.

Marco Hennies, a cara da marca: simpatia made in Brazil (Bruno Barata/Reprodução)

A Casa Pau Brasil Cascais fica em plena Avenida Valbom, no centrinho histórico (número 16), a poucos passos da charmosa baía coalhada de barquinhos de pescadores e na mesma quadra de uma verdadeira instituição da cidade: a primeira unidade da sorveteria Santini! Em breve deve receber um restaurante e um supermercado de delícias zucas.

Continua após a publicidade

Reserve a sua hospedagem em Cascais aqui.

Publicidade