Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu

Aldeia de Monsanto é cenário para nova série da saga Game of Thrones

House of The Dragon está sendo filmada neste momento num dos cenários históricos mais surpreendentes de Portugal

Por Rachel Verano Atualizado em 3 nov 2021, 18h26 - Publicado em 28 out 2021, 06h29

As muralhas, o castelo medieval, as ruelas íngremes e estreitas, as pedras surreais e o casario secular de Monsanto, aldeia histórica da região da Beira Interior, a cerca de 280 quilômetros de Lisboa, serão palco de uma das séries mais aguardadas da HBO: “House of the Dragon”, que se passa 200 anos antes dos acontecimentos de “Game of Thrones” e terá como foco a Casa Targaryen.

Como a estreia está prevista para 2022, as filmagens estão a mil e devem se encerrar já na próxima semana. Helicópteros da Força Aérea, pára-quedistas e tratores garantem o transporte do arsenal das filmagens até a aldeia, cuja geografia é um desafio às leis da gravidade. O reboliço na região, que inclui moradores locais como figurantes, só deve se equiparar aos tempos de ocupações e batalhas entre mouros e cristãos.

View this post on Instagram

A post shared by Monsanto village (@monsanto_village_portugal)

Continua após a publicidade

Completamente isolada para as gravações, Monsanto se prepara para os tempos de glória que virão na sequência. Moradores locais já falam em construir ou reformar alojamentos para receber a onda de turistas que devem vir na esteira da série.

Eleita a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal em 1938 e classificada como Aldeia Histórica em 1995, a pequenina Monsanto não soma mil habitantes. Os registros de ocupação humana na região remontam ao período Paleolítico. Conquistada dos mouros por D. Afonso Henriques, ela foi doada à Ordem dos Templários no ano de 1.165, com o castelo sendo construído na sequência.

View this post on Instagram

A post shared by Luise (@luiseellen)

Continua após a publicidade

Além de sua curiosa geografia e do famoso castelo, a aldeia pitoresca construída em pedras tem como atrações singelas capelas e chafarizes e é, por si só, uma verdadeira viagem no tempo. A partir de agora, a tempos lendários também.

Uma torre de pedra com um galo no telhado, uma grande pedra desfocada em primeiro plano e colinas ao fundo
Detalhe da aldeia histórica de Monsanto e da imensidão ao seu redor. Crédito: Miguel Silva/Reprodução

O trailer de “House of The Dragon” foi liberado pela HBO no início de outubro e pode ser visto aqui:

Busque hospedagem em Monsanto

Leia tudo sobre Portugal

Continua após a publicidade

Publicidade