Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Escapadas de Lisboa: a estrada mais bonita da Toscana

Entre San Quirico d'Orcia e Pienza, a SP-146 reúne paisagens de sonho

Por Rachel Verano
27 nov 2018, 14h59
Ciprestes aos primeiros raios de sol: deliciosos clichês
Ciprestes aos primeiros raios de sol: deliciosos clichês (Bruno Barata/Reprodução)

Ciprestes simétricos, castelos, vilas de pedra, igrejinhas no alto de colinas… A Toscana está carregada de clichês de encher os olhos e uma viagem de carro passa invariavelmente por muitos deles.

A linda vilinha de San Quirico d'Orcia: estratégica para pegar a estrada ao amanhecer
A linda vilinha de San Quirico d’Orcia: estratégica para pegar a estrada ao amanhecer (Bruno Barata/Reprodução)

Há, entretanto, um cantinho nem tão óbvio assim que reúne alguns dos mais cênicos num trecho bem curtinho. Para começar, guarde este nome: San Quirico d’Orcia. Dona de menos de 3 mil felizardos habitantes, a cidadezinha é uma pérola. Poucas ruelas, predinhos de pedra com janelas em tons pastel, lojas fofas, uma igreja imponente, bons restaurantes.

Precisar nem precisava, mas ela tem ainda uma característica fundamental: uma localização ainda estratégica para pegar a tal estradinha. E como o melhor horário para as fotografias é ao nascer do sol, nada como passar a noite por aqui para se esbaldar.

Continua após a publicidade
Pienza, na outra ponta da SP-146: joias fora do óbvio
Pienza, na outra ponta da SP-146: joias fora do óbvio (Bruno Barata/Reprodução)

Aos fatos. Se quiser aquelas fotos lindas, com direito a bruma, coloque o despertador para 6h da manhã. Deixe o café da manhã para a volta e pegue logo o carro. O nome da estradinha é SP-146 e ela serpenteia por míseros  10 quilômetros em direção a outra joia local: Pienza.

Vá com atenção olhando para os dois lados. Saindo de San Quirico, a primeira atração está do lado esquerdo da estrada, a cerca de um quilômetro de distância. É esta casa de sonhos:

(Bruno Barata/Reprodução)

Logo em frente, a uns 200 metros, vai ter uma saidinha estreita à direita e a vista vai ser esta:

(Bruno Barata/Reprodução)

A cereja do bolo está exatamente 1,5 quilômetro adiante, na entrada do Agriturismo Poderino (há placa do alojamento): Cappella della Madonna di Vitaleta:

Cappella della Madonna di Vitaleta: postal incontornável
Cappella della Madonna di Vitaleta: postal incontornável (Bruno Barata/Reprodução)

A primeira vez que vi esta igrejinha foi na capa de um guia de viagens e eu quase infartei de vontade de encontrá-la. Na época, 15 anos atrás, não foi nada fácil, mas desta vez eu fui mais longe. Além de fotografá-la da estrada, eu coloquei o nome no waze e fui até lá. A estrada acaba numa cerca, com passagem discreta de pedestres pela lateral, e um caminho de terra leva até lá em 10 minutos de caminhada. Quase morri de emoção.

Continua após a publicidade

Reserve a sua hospedagem em San Quirico d’Orcia com o Booking. 

Publicidade