Imagem Blog Além-mar Rachel Verano rodou o mundo, mas foi por Portugal que essa mineira caiu de amores e lá se vão, entre idas e vindas, quase dez anos. Do Algarve a Trás-os-Montes, aqui ela esquadrinha as descobertas pelo país que escolheu para chamar de seu
Continua após publicidade

Escapada de Lisboa parte 2: de barco pelo Leste Europeu

Por dentro de um incrível navio pelas águas do Danúbio

Por Rachel Verano
Atualizado em 8 dez 2020, 12h43 - Publicado em 30 abr 2018, 14h23
Quarto do SS Beatrice com o Parlamento de Budapeste na janelona: de camarote
Quarto do SS Beatrice com o Parlamento de Budapeste na janelona: de camarote (Uniworld/Divulgação)

No último post eu contei sobre a viagem incrível que eu acabei de fazer pelas terras mais longínquas do Leste Europeu. Em 10 dias, visitei cinco países incríveis: Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária e Romênia.

Em comum, esses países dividem um recente passado comunista e uma história marcada por conflitos (desde muito antigos, entre alguns dos maiores impérios do globo, até bem recentes, caso das guerras dos anos 90 que culminaram com a dissolução a Iugoslávia, por exemplo). Resultado: o clima de paz e amor que paira no ar agora é um atrativo e tanto.

A imponente escadaria do navio
A imponente escadaria do navio (Uniworld/Divulgação)

Se eu fosse fazer o roteiro entre Budapeste e Bucareste de carro, seriam cerca de 900 quilômetros e alguns belos desafios pela frente – por exemplo, cruzar os Montes Cárpatos e a Cordilheira dos Balcãs. A melhor alternativa é mesmo seguir o curso de um dos rios mais famosos do planeta: o Danúbio. Mais: dentro dele.

Continua após a publicidade
O restaurante principal: bela comida e lindas vistas
O restaurante principal: bela comida e lindas vistas (Uniworld/Divulgação)

E foi assim que embarquei na viagem inaugural do SS Beatrice, um navio incrível operado pela Uniworld, em uma quarta-feira de primavera. Budapeste, nosso ponto de partida, dava as boas-vindas da janelinha enquanto soavam os primeiros acordes do piano e as taças de champanhe eram servidas.

Uma das suítes: espaço de sobra
Uma das suítes: espaço de sobra (Uniworld/Divulgação)

Do lado de dentro, o que se vê é um autêntico hotel de luxo. São 73 acomodações, incluindo suítes que chegam a quase 40 metros quadrados, com direito a banheiras de mármore, box e mordomos (ah sim, e chocolates Valrhona e Lindt em um potinho providencial sobre a mesa). Todos os quartos têm paredes de vidro que descortinam vistas espetaculares.

Nem parece navio: mármore e banheira no banheiro
Nem parece navio: mármore e banheira no banheiro (Uniworld/Divulgação)

Nas áreas comuns, há um spa, dois restaurantes (incluindo um especializado em carnes maturadas, que também vira palco de aulas de culinária), um café e um bar com piano ao vivo todas as noites.

O restaurante Max: carnes dry aged e aulas de gastronomia
O restaurante Max: carnes dry aged e aulas de gastronomia (Uniworld/Divulgação)

Do lado de fora, os passeios são sempre uma bela surpresa fora do óbvio. Um tour de bike por Budapeste, uma fazenda de orgânicos no interior da Croácia, um encontro com a família real da Sérvia, uma vilinha histórica do interior da Bulgária com direito a apresentação de um coro dentro de uma igreja pintada a mão do texto ao chão.

O ótimo (e open) bar: zero astral de navio - ainda bem!
O ótimo (e open) bar: zero astral de navio – ainda bem! (Uniworld/Divulgação)

Anote ai: o percurso, chamado Highlights of Eastern Europe, dura 10 dias e vai de Budapeste a Bucareste ou vice-e-versa. Os preços por pessoa começam em € 3.399 (para acomodação em quarto duplo). Vantagem: todas as despesas estão incluídas – dos passeios às bebidas e gorjetas.

Publicidade