Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Uma festa nos domínios de Leonardo da Vinci, na Toscana

Todos os anos, em julho, essa pequena cidade toscana se transforma em um mundo da fantasia com barracas, jogos e comidas típicas

Por Barbara Ligero
Atualizado em 8 abr 2022, 13h49 - Publicado em 6 out 2017, 18h32

Conforme eu já tinha contado no post sobre a Festa Medieval de Monteriggioni, o verão na Toscana é repleto de festivais temáticos. Um deles é a Festa dell’Unicorno, que acontece na cidade de Vinci, a menos de uma hora de carro de Florença.

Se você pensou em Leonardo da Vinci, acertou, mas não totalmente. Ao contrário do que o nome indica, o gênio renascentista nasceu no vilarejo de Anchiano, a três quilômetros dali. Mas foi Vinci que levou a fama e é ali que fica o Museu Leonardiano, com modelos de suas invenções, e a Igreja de Santa Croce, onde ele foi batizado.

A Festa dell’Unicorno celebra seres mitológicos, vikings, piratas, Idade Média, mas não há muito rigor nesse recorte temático. Ora parece uma reunião de admiradores da saga Senhor dos Anéis, ora nada mais é que uma grande festa a fantasia.

Cidade de Vinci vista do alto. Crédito:
Cidade de Vinci vista do alto. Crédito: (Bo&Ko/Flickr)

Para os interessados em Leonardo, o passeio é válido em qualquer época do ano, mas é em julho que a cidade ganha mais atrações. Durante três dias seguidos, de sexta a domingo, Vinci se transforma em uma cidade da fantasia para a Festa dell’Unicornio, já em sua 16ª edição.

O que mais chama atenção é a participação caprichada das pessoas, que vão vestidas de seres mitológicos, personagens da ficção ou mesmo com roupas de época. Ou seja, além de elfos, fadas, ninfas e personagens de Game of Thrones, dá para flagrar piratas, cavaleiros medievais e vikings convivendo pacificamente.

Continua após a publicidade
Soldados romanos. Crédito:
Soldados romanos. Crédito: (M@rcello;-)/Flickr)
Personagens de Tolkien na Festa dell'Unicornio. Crédito:
Personagens de Tolkien na Festa dell’Unicornio. Crédito: (Henk-Jan van der Klis/Flickr)

A cidade também é travestida para receber a festa. Na última edição, foram montadas áreas temáticas como “cidade dos cavaleiros”, “baía dos piratas”, “terras nórdicas” e “vilarejo dos gnomos”, cada uma com decorações, jogos e barracas de acordo.

Durante o evento há shows e apresentações, mas o mais legal é caminhar pela cidade observando os mais inusitados “personagens” e objetos à venda. E, para comer, espere encontrar refeições medievais acompanhadas de vinho ou cerveja artesanal.

Jogos na área medieval. Crédito:
Jogos na área medieval. Crédito: (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)
Se quiser entrar no clima, dá para comprar o seu vestido medieval lá mesmo. Crédito:
Se quiser entrar no clima, dá para comprar o seu vestido medieval lá mesmo. Crédito: (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Esse pode ser um programa interessante para quem está viajando pela Toscana com crianças – há áreas e jogos pensados especialmente para elas. Em 2022, a festa acontecerá de 29 a 31 de julho. Mais informações no site.

Publicidade