Uma festa nos domínios de Leonardo da Vinci, na Toscana

Todos os anos, em julho, essa pequena cidade toscana se transforma em um mundo da fantasia com barracas, jogos e comidas típicas

Conforme eu já tinha contado no post sobre a Festa Medieval de Monteriggioni, o verão na Toscana é repleto de festivais temáticos. Um deles é a Festa dell’Unicorno, que acontece na cidade de Vinci, a menos de uma hora de carro de Florença.

Se você pensou em Leonardo da Vinci, acertou, mas não totalmente. Ao contrário do que o nome indica, o gênio renascentista nasceu no vilarejo de Anchiano, a três quilômetros dali. Mas foi Vinci que levou a fama e é ali que fica o Museu Leonardiano, com modelos de suas invenções, e a Igreja de Santa Croce, onde ele foi batizado.

A Festa dell’Unicorno celebra seres mitológicos, vikings, piratas, Idade Média, mas não há muito rigor nesse recorte temático. Ora parece uma reunião de admiradores da saga Senhor dos Anéis, ora nada mais é que uma grande festa a fantasia.

Cidade de Vinci vista do alto (Bo&Ko/Flickr)

Para os interessados em Leonardo, o passeio é válido em qualquer época do ano, mas é em julho que a cidade ganha mais atrações. Durante três dias seguidos, de sexta a domingo, Vinci se transforma em uma cidade da fantasia para a Festa dell’Unicornio, já em sua 13ª edição.

O que mais chama atenção é a participação caprichada das pessoas, que vão vestidas de seres mitológicos, personagens da ficção ou mesmo com roupas de época. Ou seja, além de elfos, fadas, ninfas e personagens de Game of Thrones, dá para flagrar piratas, cavaleiros medievais e vikings convivendo pacificamente.

Soldados romanos (M@rcello;-)/Flickr)

Personagens de Tolkien na Festa dell’Unicornio (Henk-Jan van der Klis/Flickr)

A cidade também é travestida para receber a festa. Na última edição, foram montadas áreas temáticas como “cidade dos cavaleiros”, “baía dos piratas”, “terras nórdicas” e “vilarejo dos gnomos”, cada uma com decorações, jogos e barracas de acordo.

Durante o evento há shows e apresentações, mas o mais legal é caminhar pela cidade observando os mais inusitados “personagens” e objetos à venda. E, para comer, espere encontrar refeições medievais acompanhadas de vinho ou cerveja artesanal.

Jogos na área medieval (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

 

Se quiser entrar no clima, dá para comprar o seu vestido medieval lá mesmo (Bárbara Ligero/Arquivo pessoal)

Esse pode ser um programa interessante para quem está viajando pela Toscana com crianças – há áreas e jogos pensados especialmente para elas. Para saber as datas do ano que vem, fique de olho no site.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s