Sob o Sol da Toscana: as lindinhas Arezzo e Cortona

Cenários de filmes, as duas cidades ficam a apenas 30 quilômetros uma da outra e dão um ótimo bate e volta desde Florença

Conforme eu já escrevi aqui antes, há uma série de cidadezinhas da Toscana que podem ser visitadas em passeios de bate e volta desde Florença. Quase na fronteira com a Úmbria, Arezzo e Cortona ficam bem próximas uma da outra e cabem tranquilamente em um único dia, esteja você de carro ou de trem.

Assim como outras cidades toscanas, as duas possuem belas vistas, construções históricas e ruazinhas estreitas. O que as diferencia das demais é a quantidade de turistas. Enquanto Lucca e San Gimignano, por exemplo, são visitadíssimas, em Arezzo e Cortona eu vi bem mais italianos do que estrangeiros passeando.

Sorte de que estiver lá, visto que as duas são charmosíssimas – e fáceis de conhecer. Veja uma sugestão de roteiro a seguir:

Arezzo

As bandeirolas da Piazza Grande, em Arezzo

As bandeirolas da Piazza Grande, em Arezzo (José Bodalo/Flickr)

Como chegar: Arezzo fica a 82 quilômetros de Florença, viagem que leva cerca de uma hora de carro. Para quem vai de trem, a melhor opção é pegar um regionale, que faz o trajeto em 1h20 (escrevi um manual completo sobre trens aqui). A estação de Arezzo fica bem próxima do centro da cidade – basta sair pela porta principal e seguir em linha reta.

O que fazer: Antes de tudo, assista ou reveja A Vida é Bela, de Roberto Benigni. Boa parte do filme foi filmado em Arezzo e será uma delícia reconhecer os cenários durante o passeio.

Saindo da estação de trem, siga reto por cerca de dez minutos até a Basilica di San Francesco. Sua fachada é bastante austera, mas o interior guarda uma série de afrescos do famoso Piero della Francesca. Outro renascentista que passou pela cidade foi o pintor e arquiteto Giorgio Vasari, cuja antiga residência é hoje o Museo Casa Vasari, aberto para visitação.

Passando a pequenina Chiesa di San Domenico, que fica em uma pracinha digna de cidade de interior, continue até a imponente Cattedrale dei Santi Pietro e Donato, o Duomo di Arezzo. Um pouco mais adiante fica o Palazzo Pretorio, um exemplo de edifício medieval com a fachada adornada por emblemas de famílias nobres.

Mas a surpresa mais agradável na cidade, para mim, foi o Passeggio del Prato, espécie de parque com vistas belíssimas para a região. Logo ao lado fica a Fortezza Medicea, fortaleza construída a mando dos Medici (sempre eles) para proteger a cidade.

Vendedor de antiguidades na Piazza Grande, em Arezzo

Vendedor de antiguidades na Piazza Grande, em Arezzo (Anguskirk/Flickr)

Depois de descer uma escadaria, você se verá diante da beleza inclinada da Piazza Grande. Ali acontece uma das principais festas da Toscana, a Giostra del Saracino, em que representantes dos diferentes bairros de Arezzo vestem trajes medievais e duelam entre si.

Caso sua visita não coincida com o terceiro sábado de junho e nem com o primeiro domingo de setembro, contente-se em ver as bandeirolas dos “times” penduradas nos vários palácios que cercam a praça. Também ão deixe de dar uma olhadinha na fachada da Chiesa di Santa Maria della Pieve – curiosamente, a igreja está de costas para a Piazza Grande.

Se sobrar tempo, não muito longe da estação de trem fica o Museo Archeologico, que guarda relíquias do período etrusco, e as ruínas de um antigo Anfiteatro Romano.

Busque hospedagens em Arezzo no Booking

Cortona

 (Mojo Baron/Flickr)

Como chegar: De Arezzo a Cortona são 30 quilômetros, cerca de 40 minutos de carro. Quem estiver de trem deverá viajar de regionale por 20 minutos até a estação Camucia-Cortona, que fica na base da cidade. De lá é preciso pegar o ônibus número 6 (o ponto fica bem na frente da estação) até o topo da colina.

O que fazer: Como já é possível supor pelo modo de chegar, Cortona fica bem no alto e, por isso, uma de suas principais atrações são as belíssimas vistas da região. Mas trata-se também de uma cidade charmosa, que serviu de cenário para o livro e filme Sob o Sol da Toscana.

O mais gostoso é se embrenhar pelas ruas e vielas da cidade, explorando o sobe e desce das casas de pedra. Um roteiro mais objetivo e turístico, no entanto, começaria contornando a muralha até o Duomo di Cortona. Caminhando mais um pouco, você já estará no centrinho da cidade, com uma série de edifícios históricos importantes.

Um dos charmosos becos de Cortona

Um dos charmosos becos de Cortona (Francesco_Centamori/Pixabay)

Boa parte deles está na Piazza Signorelli, que abriga o Museu dell’Accademia Etrusca e della Città di Cortona. Se puder, visite seu acervo com achados arqueológicos etruscos e romanos e obras renascentistas. Outra construção que merece atenção é o imponente Teatro Signorelli.

Logo ao lado está a Piazza della Repubblica. Se tiver assistido Sob o Sol da Toscana, você provavelmente reconhecerá a principal praça da cidade pelo seu Palazzo Comunale, com uma grande escadaria na frente. Subindo a Via Santucci e virando a direita, você dará de cara com a Chiesa di San Francesco, que guarda um suposto pedaço da santa cruz.

A quem interessar, a casa onde foi gravado o filme inspirado na história de Frances Mayes se chama Villa di Bramasole, fica nos arredores de Cortona e hoje funciona como um agriturismo – expliquei um pouco sobre esse conceito aqui.

Para chegar à Bramosole de verdade, onde vive Frances Mayes – mas que não é aberta à visitação porque, afinal, é onde ela vive – fique com as informações recentes de uma brasileira que esteve lá e postou no TripAdvisor.

Bramosole, Cortona

 (TripAdvisor/Reprodução)

Busque hospedagens em Cortona no Booking

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s