Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Roma: aprovada a construção de uma cerca em torno da Fontana di Trevi

Para impedir atos de vandalismo, a barreira terá cerca de um metro de altura. O ritual de jogar moedas não será afetado

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 17 fev 2020, 20h16 - Publicado em 17 fev 2020, 17h13

A prefeita de Roma, Virginia Raggi, anunciou em sua página no Facebook que uma barreira de proteção será construída em torno da Fontana di Trevi. Ainda não há previsão de datas de início ou término da obra, mas sabe-se que a cerca terá um metro de altura e será composta por um corrimão de metal intercalado com colunas de travertino.

O monumento, que está entre os mais visitados da capital italiana, vem sofrendo com o excesso de turistas. O objetivo da cerca é impedir que os visitantes se sentem na fonte ou cometam atos de vandalismo, como já aconteceu diversas vezes no passado.

Em janeiro de 2020, por exemplo, um egípcio foi multado por tentar escalar a fonte. Em 2019, foi a vez de um norte-americano ser pego nadando.

Tudo isso depois da Fontana di Trevi ter passado por uma restauração milionária em 2015, que se fez necessária justamente por causa de danos causados pelo comportamento inadequado de turistas.

Continua após a publicidade

A medida, porém, não foi totalmente aceita pelo público: existe a preocupação de que a barreira acabe com a autenticidade desse famoso ponto turístico. Em defesa do projeto, a prefeita explicou que a cerca será semelhante às que já existem em torno de outras fontes de Roma, como é o caso da Fontana delle Tartarughe, na Piazza Mattei, e da Fontana dei Fiumi, na Piazza Navona.

Fontana dei Fiumi, Piazza Navona, Roma, Lázio, Itália
A cerca da Fontana di Trevi deverá ser parecida com a da Fontana dei Fiumi (Lorenzoclick/Flickr)

Ainda em sua publicação no Facebook, a prefeita acrescentou que a cerca “é uma solução que não obstruirá a visão da Fontana di Trevi e não impedirá o tradicional lançamento de moedas, um ritual para todos que visitam a cidade”.

Busque hospedagem em Roma

Publicidade