Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Quando e onde encontrar os campos de girassóis na Toscana

No verão do hemisfério norte, dirigir pelas estradas toscanas significa encontrar belas paisagens tingidas de amarelo

Por Barbara Ligero
Atualizado em 22 mar 2021, 12h10 - Publicado em 17 mar 2017, 16h02

Junto com as estradinhas ladeadas por ciprestes e os vilarejos medievais que brotam no alto das montanhas, os campos de girassóis  fazem parte do imaginário do turista quando o assunto é Toscana.

Mas essa paisagem tingida de amarelo não está presente o ano inteiro. Semeada entre março e abril, a planta atinge o auge de sua floração em julho, no verão. Com sorte, é possível admirar os campos floridos também no final de junho e ao longo do mês de agosto.

Esclarecido o “quando”, passemos para o “onde”. Os campos de girassóis são facilmente encontrados na beira das estradas, por isso será mais fácil vê-los se você estiver viajando de carro.

Como as flores são plantados para rotação de culturas, não é possível dar uma localização exata de onde encontrá-las. Mas a boa notícia é que geralmente elas ficam em propriedades no caminho para vilarejos medievais famosos. Veja alguns exemplos:

Continua após a publicidade
(Clodio/iStock)

Val D’Orcia

A região, que é repleta de campos de girassóis, abriga cidades charmosas como Pienza, produtora do queijo pecorino, e Montepulciano e Montalcino, famosas por seus vinhos.

Chianti

Aproveite sua visita a San Gimignano, famosa cidade das torres, para percorrer as estradinhas nos arredores. Boa ideia é combinar o passeio com Siena e Greve in Chianti.

Continua após a publicidade

Mugello

Apesar de ser mais conhecido como local de caça às trufas, Mugello também possui belos campos de girassóis. Procure-os nos arredores da Villa Medicea di Cafaggiolo, palácio renascentista que pertencia à família Medici, e do Lago di Bilancino.

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Publicidade