Imagem Blog Piacere, Itália! Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição
Continua após publicidade

Novas escavações arqueológicas em Pompeia revelam preciosidades

Um tour virtual mostra de perto partes nunca antes exibidas ao público da antiga cidade que foi varrida pelo vulcão Vesúvio no ano de 79 d. C.

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 1 jun 2020, 18h58 - Publicado em 1 jun 2020, 18h39
Sítio Arqueológico Pompéia, Campânia, Itália
Um mosaico incrivelmente preservado de Orion está entre as descobertas (Vídeo/Reprodução)

Em suas redes sociais, o Parque Arqueológico de Pompéia divulgou um tour por uma nova ala do complexo, que foi escavada ao longo dos últimos dois anos. A gravação, feita com um drone, percorre parte dos 21 hectares da chamada Regio V, onde os arqueólogos têm feito descobertas interessantes.

O passeio é guiado pelo diretor do parque arqueológico, Massimo Osana, que explica detalhes das construções, dos mosaicos e das pinturas. Disponível no Youtube, o vídeo é todo em italiano, mas tem opção de legendas em inglês. As imagens se concentram na Vicolo dei Balconi, rua que abriga duas importantes casas. Veja a seguir:

A primeira delas é a “Casa com Jardim”. Ali estão afrescos representando os deuses romanos Vênus e Adônis, além de um quarto onde foram encontrados onze corpos petrificados.

Continua após a publicidade

Segundo o diretor, estudos apontam que a maioria desses restos mortais pertencia à mulheres e crianças. A teoria é que eles se refugiaram ali quando o Vesúvio começou a entrar em erupção.

Sítio Arqueológico Pompéia, Campânia, Itália
A “Casa com Jardim” tinha paredes decoradas com afrescos e cores vivas (Vídeo/Reprodução)

A segunda é a “Casa de Orion”, onde foi encontrado um mosaico incrivelmente preservado de um ser que é metade homem, metade escorpião e possui asas de borboleta.

Osana aponta que, apesar de possuir cômodos pequenos, essa construção guardava verdadeiras obras de arte. Isso indica que a decoração dos ambientes era importante e valorizada também entre a classe média romana.

Sítio Arqueológico Pompéia, Campânia, Itália
O drone adentra a “Casa de Orion” para mostrar os detalhes de suas paredes (Vídeo/Reprodução)

Se a visita virtual pelo sítio arqueológico de Pompéia instigar curiosidade, há ainda a possibilidade de explorar a cidade vizinha de Herculano, que também foi devastada pela erupção no ano 79 d.C. Todo o complexo de ruínas foi escaneado e sua planta está disponível na internet em 3D, de forma que é possível mergulhar nos detalhes das ruas e casas. Para isso, basta clicar nesse link.

Por fim, há uma seleção de matérias sobre Pompéia e sua vizinha Nápoles, que podem ser o ponto de partida para o planejamento de uma viagem à Itália no futuro.

Leia tudo sobre Itália

Veja mais dicas do que fazer para viajar sem sair de casa

Publicidade