Como ver o show do Andrea Bocelli no Teatro del Silenzio

Saiba onde se hospedar, como chegar e como comprar os ingressos para o evento anual, que em 2020 acontecerá nos dias 24 e 26 de julho

Uma das vozes mais famosas da Itália é certamente a de Andrea Bocelli, nascido em uma pequena cidade chamada Lajatico, na Toscana. Foi esse local que o tenor escolheu para construir o seu Teatro del Silenzio, um anfiteatro ao ar livre que aproveita as formas naturais da paisagem. Ele se apresenta ali todos os anos no mês de julho, durante o verão Europeu, com outros convidados ilustres.

Não à toa, o evento é concorridíssimo e reúne fãs do mundo inteiro. Em 2020, os shows acontecerão nos dias 24 e 26 de julho, sendo que o dia 25 fica reservado para o caso da apresentação do dia 24 ter que ser cancelada. O curioso é que não foi anunciado nenhum plano B se o dia 26 for cancelado.

Mas, de qualquer maneira, a primeira dica é deixar o dia seguinte à sua apresentação livre para o caso do show ser adiado por causa de mau tempo, por exemplo. A segunda é ir ciente de que a experiência não é tão glamorosa quanto pode parecer. Explico.

Veja também

Sim, existem mulheres que vão de vestido e homens que vão de terno. Mas, via de regra, o público vai vestido de maneira bem mais casual, alguns até com jeans e camiseta. Se não quiser arriscar, uma calça e uma camisa social já resolvem. O que não vale a pena é ir com saltos altos, já que a arena fica literalmente no meio do campo e, dependendo do seu ingresso (veja mais abaixo), será preciso subir uma colina para chegar até lá.

Também não se esqueça de levar repelente, um casaquinho leve (costuma ventar frio de noite) e… um lanche! Como eu já falei um pouco nesse post sobre as praias da Sardenha, os italianos adoram fazer um picnic. Até há um bar no local do show vendendo algumas bebidas e petiscos, mas boa parte vai levar sua comida de casa para evitar filas.

É proibido entrar no Teatro del Silenzio com objetos cortantes ou de vidro, mas você pode levar o seu próprio vinho numa garrafa de plástico sem problemas. Porém, não aconselho beber muito: só há banheiros químicos no anfiteatro e eles lotam.

Dadas essas dicas iniciais, veja como funciona a venda dos ingressos, como são divididos os assentos, onde é melhor se hospedar antes e depois do evento e quais são as possíveis maneiras de chegar a Lajatico.

Teatro del Silenzio, Lajatico, Toscana, Itália

 (Egisto Sani/Flickr)

Ingressos

A única vendedora oficial dos ingressos para as apresentações de Andrea Bocelli no Teatro del Silenzio é a Viva Ticket. Isso significa que nenhum outro site ou agência de viagem está autorizado a comercializar os bilhetes – eles podem no máximo comprar os ingressos e depois revendê-los para você junto com um pacote.

Os brasileiros que comprarem seus ingressos pelo Viva Ticket devem obrigatoriamente fazer o pagamento com cartão de crédito. Feita a transação, você receberá um recibo no seu e-mail. A partir daí, há duas opções.

Você pode enviar esse recibo para tds@citysoundmilano.com pedindo que seus bilhetes sejam entregues na sua casa pelo correio, o que implica um custo extra de cerca de EUR 25, ou deixar para retirar seu ingresso na bilheteria no dia do evento, mediante apresentação de um documento de identidade de quem fez a compra.

Veja também

Assentos

As primeiríssimas filas, aquelas bem pertinho do Bocelli, ficam reservadas para os seus familiares, amigos e convidados e, por isso, não podem ser compradas. Mas logo atrás delas vem a área chamada de Executive, que dá direito a um coquetel antes da apresentação e consequentemente tem os ingressos mais caros.

Depois há a Poltronissima e a Prima Poltrona, também bem próximas do palco, e em seguida a Seconda Poltrona, que já tem uma visão mediana do que está rolando. Na Poltroncina você já estará assistindo ao show pelo telão.

E, por fim, há a Tribuna Non Numerata, ponto mais alto da colina onde não há cadeira marcada. Nesse caso, é melhor chegar cedo não só para garantir os melhores lugares possíveis como também para conseguir sentar ao lado dos seus acompanhantes.

Teatro del Silenzio, Lajatico, Toscana, Itália

 (Laura Lezza/Getty Images)

Mas há outro detalhe a ser considerado na hora de escolher seu assento. A “categoria” do seu ingresso também determina onde você poderá estacionar seu carro e por onde você deverá entrar no Teatro del Silenzio. Essas informações serão avisadas por e-mail.

Os que vão de Executive são os únicos que conseguem parar perto do anfiteatro. Os demais geralmente têm duas opções. Deixar o carro na base da colina e subir tudo a pé ou estacionar em La Sterza, que é onde as pessoas que compraram pela internet devem retirar os seus ingressos. De lá sai um shuttle gratuito que leva para o show e depois traz a galera de volta.

Indivíduos com dificuldades de locomoção têm direito a usar o estacionamento do Executive desde que tenham comprado o ingresso específico para pessoas com deficiência. Também vale dizer que as crianças menores de seis anos não pagam se ficarem no colo dos pais. Já as com seis anos ou mais pagam o ingresso inteiro.

Veja também

Hospedagem

Desista de se hospedar em Lajatico. A cidade é minúscula e todos os seus poucos quartos lotam e cobram preços altíssimos no período do evento. As cidades “grandes” mais próximas do Teatro del Silenzio são Volterra, a 30 minutos de carro, Pisa, a 1h, Siena, a 1h20, e Florença, a 1h30.

Se for ficar em Volterra, Pisa ou Siena, provavelmente você terá que alugar um carro. Nesse caso, fique atento com as regras de estacionamento, já que os centros históricos são zona de tráfego limitado. Falei um pouco sobre isso aqui. Florença elimina esse problema porque de lá saem os transportes em grupo para o show, que é sobre o que falaremos a seguir. 

Transporte

Basicamente, existem duas opções. Alugar um carro ou contratar um transfer, seja ele privado ou em grupo. A locação pode ser um problemão nesse período porque, além do trânsito, a procura pelos carros aumenta consideravelmente. Mesmo tendo feito reserva, você pode acabar tendo que sair com um modelo diferente do que tinha previsto porque as melhores opções se esgotam rápido.

Em contrapartida, há diversas empresas que organizam transfers em grupo para o Teatro del Silenzio. Uma delas é a Passeios na Toscana. Porém, esses transportes geralmente saem de Florença e você fica impossibilitado de deixar o show um pouco antes do término para evitar o trânsito, por exemplo.

Busque sua hospedagem na Toscana

Leia tudo sobre Itália

Siga-me no Instagram: @barbara.ligero

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s