Piacere, Itália! Por Blog Depois de passar um mês rodando a Toscana, Bárbara Ligero caiu de amores pela terra da bota e se matriculou em um curso de italiano. Atualmente, está aprendendo a gesticular com perfeição

Como ver o Papa no Vaticano

Saiba quais são as datas e os horários certos para você ver o Papa - e ainda garantir um lugar especial na frente da multidão sem pagar nada

Por Barbara Ligero Atualizado em 5 Feb 2020, 16h24 - Publicado em 26 Nov 2018, 14h57

O Papa Francisco tem ganhado tantos simpatizantes por aí que ver o sumo pontífice deixou de ser um desejo restrito aos cristãos mais fervorosos. Salvo algumas liturgias e datas especiais, há duas oportunidades por semana de ver o papa no Vaticano: uma aos domingos e a outra nas quartas-feiras.

Então, antes de tudo, é preciso que a sua estadia em Roma coincida com esses dias. Depois, ainda é preciso confirmar se a Sua Santidade estará no pedaço, já que às vezes ele viaja (veja a agenda aqui). Se tudo tiver conspirado a favor do seu encontro papal, agora basta saber a diferença entre cada dia:

Reserve seu hotel em Roma

Domingos

Aos domingos, o Papa fica lá longe… Anett_Klingner/Pixabay

Quase todos os domingos, às 12h00, o Papa aparece para o Angelus na janela da biblioteca do Vaticano – que fica longe da Piazza di San Pietro, mas que é facilmente identificável pela bandeira vermelha pendurada ali. Nessas ocasiões, ele diz algumas palavras e faz uma oração, em uma cerimônia que costuma durar de dez a quinze minutos. Não há necessidade de bilhetes para assistir a tudo isso: basta chegar na Piazza di San Pietro com certa antecedência, já que ela costuma lotar.

  • Quartas-feiras

    Cadeiras para quem garantiu seu bilhete especial Samuel Jr/Flickr

    Às quartas-feiras geralmente acontece no Vaticano a Udienza Generale, uma oportunidade de ver o Papa um pouco mais perto. Apesar da entrada começar às 07h00, o evento em si tem início às 09h00, quando são lidos os nomes dos grupos de visitantes de todo o mundo. O sumo pontífice mesmo só aparece às 09h30, a bordo do seu papamóvel, que atravessa a Piazza di San Pietro enquanto ele acena para a multidão.

    Continua após a publicidade

    Ao contrário do que muitos pensam, a audiência não é uma missa, e sim uma ocasião em que o Papa passa uma mensagem ou faz alguma reflexão. Depois, essas falas são traduzidas para várias línguas, incluindo o português (de Portugal). Ao final, reza-se o Pai Nosso em latim e o Papa faz uma benção sobre todos que estão ali presentes. Há quem inclusive leve consigo alguns objetos para serem abençoados juntamente. Sem contar o tempo de espera, tudo dura quase duas horas.

  • Se estiver disposto a ficar de pé todo esse tempo, basta chegar com um pouco de antecedência na Piazza di San Pietro. No entanto, o Vaticano também organiza uma área com cadeiras, mais próximas da Sua Santidade, para quem está com um bilhete especial em mãos – que é totalmente gratuito!

    Para consegui-lo, você precisa primeiro preencher um formulário de solicitação (disponível aqui em português) e enviá-lo por fax para o  número +39 06 6988 5863. Dica: o site Hellofax é uma espécie de fax online que não cobra o envio de até cinco páginas. Depois, os bilhetes devem ser retirados no Portone di Bronzo no dia anterior, entre 15h00 e 19h00, ou no próprio dia da audiência, a partir das 07h30. 

    ATENÇÃO: Quando está muito frio ou chovendo, a audiência acontece na Sala delle Udienze di Paolo VI e tem o número de participantes limitado – outro bom motivo para você ir atrás do seu bilhete especial e garantir o seu lugar.

    Reserve seu hotel em Roma

    Mais dicas e fotos no Instagram: @barbara.ligero

    Continua após a publicidade
    Publicidade