Os melhores programas deste outono em Nova York

Festivais de comida e bebida, maratona, um fim de semana dedicado à arquitetura e, claro, o Halloween. O outono em Nova York promete

Eu sei que ainda falta quase um mês para o outono chegar no Hemisfério Norte. Porém, os novaiorquinos são tão apaixonados pela estação que contam os dias para vivê-lo, principalmente depois do mês mais intenso do verão em NY.

Na minha opinião, esse é o melhor e o mais bonito período do ano, com um dos climas mais agradáveis também – quase sem chuvas e com dias mais geladinhos de céu azul. Sem falar nas folhagens das árvores, em tons que vão do amarelo ao vermelho, cobrindo as ruas. E no perfume de canela, abóbora, caramelo e maçã que parece tomar todos os lugares e deixar as pessoas ainda mais bonitas com seus casacos, lenços e até toucas coloridas nos dias mais frios.

Se você tem viagem marcada para cá entre a segunda quinzena de setembro até o fim de novembro, sentirá de pertinho o que descrevi acima e, mais do que isso, já pode se programar para aproveitar alguns dos melhores programas do outono.

Cerveja, cidra e comida

Poderia ser Munique, mas é a Oktober de Manhattan (littleny/iStock)

Prepare-se para comer e beber muito bem, já que é nessa estação que as pessoas daqui começam a acumular a sua “capinha de gordura” para o inverno! Brincadeiras a parte, há vários festivais gastronômicos nos próximos meses.

A começar pela Oktoberfest, que vai de 15 de setembro até 2 de outubro, em cinco endereços na cidade, entre eles o Central Park. Nela você pode experimentar uma variedade de cervejas e de pratos típicos da Alemanha, além de conhecer um pouco mais da cultura do país, através de shows e outras apresentações artísticas. Fique atento porque, para alguns eventos, é necessário comprar o ingresso com antecedência.

Ainda para os apreciadores de cerveja, no final de semana de 23 e 24 de setembro acontece o Blues, Brews & Botany, no Jardim Botânico de Nova York, que fica no Bronx (beeeem ao norte de Manhattan). Como o nome dá a entender, é um festival para quem quer aprender um pouco mais sobre a influência das plantas na produção da cerveja, ouvindo blues e, claro, bebendo muito bem, não só a bebida alcoólica feita com malte, como também cidras, tema do meu próximo parágrafo.

Não sei se os novaiorquinos amam mais outono ou cidra, a bebida de maçã que invade todos os menus e receitas nessa época do ano. Há cidra quente, gelada, com gás, alcoólica… E, claro, o Cider Week, festival que vai de 20 a 29 de outubro, e conta com a participação de mais de 50 bares e restaurantes da cidade, além de promover workshops e degustações gratuitas.

Prédios de portas abertas 

Melhor época para conhecer por dentro grandes ícones arquitetônicos (focusstock/iStock)

No final de semana de 14 e 15 de outubro acontece um dos eventos mais interessantes para quem gosta de arquitetura e urbanismo. O Open House New York possibilita visitas a prédios e construções públicas e privadas, que normalmente não são acessíveis para o público em geral. O melhor é que há passeios com guias, que contam a história e detalhes sobre a arquitetura do local, e boa parte dessa programação é gratuita, sendo necessário apenas fazer a sua reserva no site. Além disso, caso queira aproveitar todas as atrações, sem se preocupar com reservas ou filas, pode comprar o Passaporte do evento, por US$ 150.

Maratona de NY 

Quem não conseguiu se inscrever para a maratona deste ano pode se contentar com o restante da cidade (RichVintage/iStock)

Se você é da turma da corrida, no dia 5 de novembro acontecerá a famosa Maratona de Nova York, com pouco mais de 42 quilômetros, percorrendo as cinco regiões que formam a cidade – vale lembrar que não é só Manhattan. Infelizmente, não dá mais para se inscrever e contar com a sorte para participar da edição deste ano – o sorteio das concorridíssimas vagas já aconteceu. Porém, você pode dar o seu apoio moral aos competidores e curtir os eventos que acontecem na cidade por conta da maratona.

Um Carnaval chamado Halloween

Talvez o período mais divertido para se estar em Nova York (Nico_Vash/iStock)

O Halloween é, de longe, a festa mais legal de Nova York, isso porque as pessoas embarcam mesmo no clima, enfeitam casas e lojas, saem fantasiadas a semana toda, não só 31 de outubro, que nesse ano cai em uma terça, ou seja, final de semana prolongado de comemorações \o/

Lembra um pouco o nosso carnaval e tem programas para todos os públicos, desde encontro e concurso de cachorrinhos fantasiados – como o do Tompkins Square Park, no dia 21 de outubro -, até desfile adulto, como o Village Halloween Parade, que reúne dezenas de milhares de pessoas fantasiadas na Sexta Avenida (entre a Spring e a 16th Street), na noite de 31 de outubro.

Sem falar nas festas nos bares, nas casas de desconhecidos abertas para todas as pessoas, no “Travessuras ou Gostosuras” das vizinhanças com mais crianças do Brooklyn

Ah! E é em outubro também, mais especificamente no dia 7, que a pista de patinação no gelo do Rockefeller Center reabre! Mas esse é assunto para um outro post 😉

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Thiago Brassanini

    Olá, Talita. Estou querendo ir a NY no final de fevereiro, algo entre o dia 20 e 28. Li que nessa época faz muito frio, mas o que li me assustou. Eu gosto de frio e neve, mas não gostaria de passear por NY com as ruas tomadas de neve e temperaturas negativas todo dia, que foi a impressão que tive do que irei encontrar em NY nesta época. Realmente sera assim todo dia ou posso esperar dias com temperaturas mais “agradaveis” como 7 e 8 graus? Irei pegar nevascas todos os dias ou é mais provável que apenas um dia ou outro? Tempo é algo sempre difícil de se prever mas fico feliz com qualquer comentário seu sobre meus questionamentos.

    Curtir