Imagem Blog Mochila Pride A jornalista Ludmilla Balduino leva na mochila uma vontade de percorrer o mundo ocupando as ruas, conhecendo o diferente, conversando com as pessoas e trocando boas ideias
Continua após publicidade

~Férias na prisão~~~ Conheça três cadeias antigas que viraram hostels

Por Ludmilla Balduino
Atualizado em 27 fev 2017, 15h38 - Publicado em 8 Maio 2014, 21h30

Se você acha que a palavra que resume o estado de espírito de um mochileiro é liberdade, bem… Talvez este post não seja muito indicado para você.

Agora, se para você a palavra-chave do mundo mochileiro é experiência, então vem cá pra eu te mostrar essas belezinhas!

Ficar hospedado em uma prisão desativada pode ser um bom negócio: as celas são facilmente transformadas em quartos dotados de até um certo conforto, e para quem não sofre de claustrofobia, ou enquanto o apocalipse zumbi não começa, é uma experiência e tanto.

walk

Veja três hostels que já foram cadeias pelo mundo e depois comente: você dormiria em algum deles?

Continua após a publicidade

1. Hostel CelicaEslovênia

(Metelkova 8, SI – 1000, Liubliana)

Um dos corredores (quase) sombrios do Celtica

Um dos corredores (quase) sombrios do Celica

O prédio construído em 1882 funcionou como uma prisão militar por mais de 100 anos (e foi muito utilizado durante o período comunista), até ser desativado em 1991.

Em 2003, a Organização dos Estudantes de Liubliana convidou 80 artistas do mundo inteiro para reformar e decorar a prisão. Eles foram os primeiros hóspedes do novo ~empreendimento~.

Continua após a publicidade
Os quartos ganharam camas e cores

Os quartos ganharam camas e cores

Para dar um ar menos claustrofóbico ao lugar, foram removidos vários itens que remetem à prisão, como as barras nas janelas. Além das 20 celas que hoje são quartos e recebem de 4 a 12 pessoas, outras seis foram transformadas em espaços de meditação – cada uma dedicado a uma religião diferente. Tem lugar (apertado) para cristão, islâmico, judeu, budista, hindu, e até um cantinho para quem não segue uma dessas religiões, mas se considera cheio de espiritualidade.

Apertou? Na área de convivência, ao ar livre e bem iluminada, o hóspede tem uma bela visão panorâmica da cidade.

2. HI-Ottawa JailCanadá

(75 Nicholas Street, Ontario, Ottawa)

Continua após a publicidade
Prisão ou castelo?

Prisão ou castelo?

Prisões são um tanto desnecessárias no Canadá. O país norte-americano tem um dos menores índices de criminalidade do mundo. Mas que elas são sinistras, isso são! Os muros de pedra e tijolos aparentes da antiga prisão de Carleton County dão um ar quase medieval aos quartos.

Cadê janela?

Cadê janela?

O mais legal do hostel é que ele tem um pub coloridão que recebe não só os hóspedes para festinhas, como também vários locais (algo um tanto raro em qualquer lugar do mundo). O site do lugar dá o recado: “você vai se divertir tanto que pensará que está cometendo um ato criminoso”. Se segura!

Continua após a publicidade
"Mãe, tô na prisão!" Aham

“Mãe, tô na prisão!” Aham

Ah, e pode ficar tranquilo que lá é liberado: os quartos têm wi-fi. \o/

3. Jailhouse Accommodation – Nova Zelândia

(338 Lincoln Rd, Addington, Christchurch)

Na minha cela ou na sua?

Na minha cela ou na sua?

Continua após a publicidade

A prisão de Addington, na cidade de Christchurch, funcionou neste prédio entre 1874 e 1999. Depois de anos fechado, o lugar foi reaberto em 2006 como hostel e hoje é um dos mais recomendados no site de reservas Hostelworld.

Os quartos são minúsculos e bem simples. Não têm decoração, mas têm TVs – daquelas bem chumbregas. Sim, os donos quiseram manter o clima penitenciário do lugar. Tanto que uma das diversões dos hóspedes é tirar foto com plaquinha.

Tá em cana!

Tá em cana!

Publicidade