Aventura na selva leva Família Schurmann para a isolada tribo Mentawai

Foram três dias intensos, mágicos. Daquelas aventuras que garantem momentos surpreendentes e inesquecíveis a cada um de nós da tripulação da Expedição Oriente.

Nos embrenhamos na selva de Sumatra, onde conhecemos e convivemos com a tribo mais isolada de Mentawai. Lá, fomos carinhosamente recebidos pela família de Aman Paroroi, o xamã Sikerei. Eles nos apresentaram uma cultura riquíssima e bem diferente da que estamos habituados.

Os Mentawai são tradicionais caçadores e guardam os ossos da caça como símbolos de proteção. Quem não conhece a história e as crenças deles é capaz de estranhar a decoração “inusitada”. Mas esse ambiente diferenciado revela a grande espiritualidade desses nativos.

Para agradar os espíritos, os Mentawai se enfeitam com flores, colares e tatuagens. Durante nossa estadia, o Sikerei, pessoa da tribo que possui os conhecimentos de cura e espíritos da floresta, conduziu uma cerimônia pedindo aos deuses para nos aceitem como uma só família. Entre os símbolos dessa união, ficaram nossos fios de cabelo e pedaços de unhas.

Confira alguns momentos vividos com nossos amigos Mentawai!

Emmanuel Schurmann

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=njmCUwz27XM?feature=oembed%5D

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.