Imagem Blog Demônio da Garoa Por Blog Meeeeu, cê vai ver que aqui tem de tudo um muito sobre esse mundo chamado São Paulo: restaurantes, botecos, baladas, eventos, praias, esportes… Vale tudo, menos catchup na pizza!
Continua após publicidade

Guia completo de Bueno Brandão

São 65 cachoeiras, cafés e queijos dos bons, romance, vistas de babar…

Por Bruno Favoretto
Atualizado em 10 set 2021, 16h18 - Publicado em 26 fev 2016, 14h00

Si, si, craro, diria Didi Mocó: é legal viajar pelo mundo, mas também é batuta conhecer o nosso quintal. Ora, tem alguns lugares logo ali que agradam e não fazem a gente gastar tanto, surpreendem que é uma beleza.

Caso de Bueno Brandão, no sul de Minas Gerais, bem na divisa com este estado bandeirante, dá umas 3 horas (ou 168 quilômetros) de São Paulo. Reuni algumas dicas para curtir o essencial de BB, a terra das cachoeiras.

O Vale das Águas / Divulgação
O Vale das Águas. Crédito: Divulgação ()

COMO CHEGAR

Há dois jeitos saindo da capital paulista, o primeiro mais longo e seguro, o segundo mais legal:

a) Bandeirantes até Campinas, depois SP-340 até o trevo de Mogi Mirim, aí SP-147 até Lindoia, depois SP-360 até o trevo de Ouro Fino, aí vá até Inconfidentes e entre para Bueno Brandão;

b) Fernão Dias até Bragança Paulista, depois BR-146 até Socorro, aí vem o pior trecho, o da Rodovia José Vicente Lomônico até Bueno Brandão. Acho este mais esquema, até porque a Fernão Dias tem o pedágio mais barato do Brasil.

Brasil, meu Brasil cafeeiro em BB / Adriano Camolez (Divulgação)
Brasil, meu Brasil cafeeiro em BB. Crédito: Adriano Camolez / Divulgação ()

HISTÓRIA

Com cerca de 10 mil habitantes, a pequena cidade onde é moleza se achar já se chamou Bom Jesus do Ribeirão das Antas, Bom Jesus da Pedra Fria e Campo Místico. Aí homenagearam, em puro corporativismo político, Júlio Bueno Brandão, governador mineiro na República Velha.

Continua após a publicidade
A pousada Encantos do Vale, esquema zen / Divulgação
A pousada Encantos do Vale, esquema zen. Crédito: Divulgação ()

PASSEIOS

Há quem pague caro pelos hedonistas queijos franceses e italianos nos empórios das grandes cidades. Bûchette, fontina, reblochon, stracchino e outros são produzidos no Laticínio Serra das Antas, pela metade do preço que a gente acha costumeiramente.

Estão aí para provar camembert, Saint-Marcellie, chèvre a l’huile… É legal ir com crianças, que podem admirar as cabrinhas que fornecem a commodity para os queijos. Ao lado, a Chocolates Andréia também vende compotas.

Outro barato é visitar produtores de café: tem o Sítio Bela Vista, que produz os cafés Ouro Minas e Cafundó de Minas, e o Sítio Santa Rita, que produz o Café Campo Místico, com visitas guiadas aos sábados, basta agendar.

A cachaça-legenda de Bueno Brandão / Divulgação
A cachaça-legenda de Bueno Brandão. Crédito: Divulgação ()

Minas Gerais, óbvio, remete às cachaças. Bons alambiques são o famoso Bueno Brandão, na estrada pra Socorro, Constâncio e Duminor.

ONDE COMER

Mais econômico e menos saboroso é O Cumpadi, de comida mineira, assim como o Villa Bueno (Praça da Matriz, 46, 35/3463-2162), vizinho à igreja. Depois, o Café com Mistura é legal para provar uma dose de coador com petit gateau e tudo que é bolo. Outra opção pós-almoço/jantar é o Galpão Mineiro, que também vende artesanato e produtos locais.

Continua após a publicidade
Compras no Galpão Mineiro / Adriano Camolez (Divulgação)
Compras no Galpão Mineiro. Crédito: Adriano Camolez/Divulgação ()

CACHOEIRAS

Há 65 cachoeiras, a maioria com acesso pela Estrada para Munhoz. Trinta estão catalogadas, mas somente sete são sinalizadas e acessíveis com segurança sem um guia. Com 30 metros metros de altura, a Dos Luís reúne duas quedas paralelas contornadas por vegetação que formam pequenos poços para banho. O acesso é por trilha fácil e há restaurante na área.

A Cachoeira dos Luís e seus 30 metros / Divulgação
A Cachoeira dos Luís e seus 30 metros. Crédito: Divulgação ()

Com 18 metros, poço de água raso e prainha, a Santa Rita também é bacana.

A Cachoeira do Mergulho / Marcel Favery (Divulgação)
A Cachoeira do Mergulho. Crédito: Marcel Favery/Divulgação ()

Entre as não sinalizadas, belíssimas são a Do Mergulho, com uma gruta embaixo da quedona, e a Do Sertãozinho (I e II), que despenca de 10 metros.

A Cachoeira do Mergulho tem uma gruta sob a queda / Divulgação
A Cachoeira do Mergulho tem uma gruta sob a queda. Crédito: Divulgação (Reprodução/Reprodução)

Outros passeios memoráveis são a Trilha da Pedra Fria, o Mirante da Pedra do Amor e o Vale das Furnas, onde o pôr do sol cativa.

4 x 4 com o povo da Buenaventura / Marcel Favery (Divulgação)
4 x 4 com o povo da Buenaventura. Crédito: Marcel Favery/Divulgação ()

Receptivo firmeza para conduzir a esses e outros tantos passeios/aventuras é a Buenaventura. Se preferir, ligue para o Centro de Apoio ao Turista (35/3463-2384).

Continua após a publicidade
A angulosa Serra da Mantiqueira tem um arominha... / Divulgação
A angulosa Serra da Mantiqueira tem um arominha. Crédito: Divulgação ()

EVENTOS

Além do Carnaval, o que pega é o Arraiá do Zé Bagunça, no início de julho na Praça Virgílio de Melo Franco. Dura quatro dias. Começou em 1982. Seu José Coutinho, o “Zé Bagunça”, recebeu uma graça e montou uma festança em sua rua com grupo de congado, quentão, bolo de fubá, pipoca, pinhão… O tempo passou, a festa caiu no gosto da galera e cresceu tanto que foi incorporada ao calendário da cidade.

Busque hospedagem em Bueno Brandão

Leia tudo sobre Minas Gerais

Publicidade