Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Hambúrguer, aperol spritz e outras obsessões tardias de Barcelona

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 15h43 - Publicado em 10 Maio 2013, 09h32

Antes tarde do que nunca, Barcelona descobre o hambúrguer

 

A Espanha, como todo mundo sabe, é o país do momento em termos de gastronomia. É normal, portanto, que seja imitada ao invés de imitar. Mas, ainda assim, não deixa de ser impressionante como as modas etílico-gastronômicas mundiais demoram a chegar aqui (inclusive a Barcelona, a cidade supostamente mais moderna e cosmopolita do país) – quando chegam. O delay gera uma espécie de cena futurista-retrô. Ao mesmo tempo em que Barcelona é vanguarda à mesa, a cozinha internacional na cidade tem um quê de volta no tempo. Se você visitar a cidade atualmente, vai ficar impressionada com as “novas” febres:

 

Hambúrguer gourmet

Enfim, descobriu-se por aqui que pode ser bacana colocar algo entre dois pedaços de pão que não seja jamón e nem chorizo! De dois anos pra cá, as hamburgueserias brotaram como chuchu na serra. Chega a ser cômico. A qualidade varia de excelente a sofrível. Se não quiser entrar em roubada, escolha uma desta lista publicada pela Time Out local. Também recomendaria a Your Burg (Carrer Londres, 65), que não foi citada. Leia, também o que os Destemperados postaram sobre a hamburgueseria mais famosa, a Kiosko.

 

O aperol spritz é o aperitivo da moda

Até o meu tio Edu que mora em Tupaciguara já deve estar cansado dessa misturinha italiana de vinho espumante com Aperol e soda. Mas, aqui, os copinhos alaranajados começaram a ser vistos sobre as mesas mais ousadas só no ano passado. Veja só: hoje em dia você até consegue encontrar uma garrafa para comprar em alguns mercadinhos antenados da cidade! Nossa querida Time Out também tem uma listinha de bares onde provar (você corre o risco de pensar, pelas fotos publicadas, que o drinque é pop só entre os abuelos – mas a realidade é mais democrática).

 

Sushi, até que enfim

O sushi (ou súshi, como se diz por aqui) virou febre há uns cinco anos. Desde então, a cidade ganhou alguns bons restaurantes e centenas de outros absolutamente intragáveis administrado por imigrantes chineses. Agora vivemos uma segunda etapa da onda “súshi”: de cada esquina brota uma lojinha take away, nas mesmas proporções que hamburgueserias.

 

Gim-tônica ou morte

Neste caso, fico na dúvida: terá a bebida sido tãããão popular em outro lugar do mundo? Ou isso é uma obsessão de Barcelona? Não existe não tomar gin tonic por aqui. Caso você não seja muito chegado, corre o risco até de perder amigos. E AI de você se preferir limão ao invés de pepino no tipo de gim X ou se não achar que a marca da água tônica faz toooooda a diferença. Adivinhou: bares especializados em gin tonic são a bola da vez na vida noturna. E lá vai a Time Out de novo com uma listinha esperta. Meu bar preferido (e secreto) não está na lista.

 

Siga @drisetti no Twitter

 

 

Publicidade