Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Dicas para pegar uma boa praia em Barcelona, parte II

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h10 - Publicado em 13 jun 2008, 09h06

6. HORÁRIO: O grande barato do verão europeu é que só anoitece lá pelas dez. Isso significa que dá pra ficar na praia, com sol, até umas oito. Por isso, ninguém tem pressa. Até a uma da tarde, mais ou menos, a praia é totalmente família: crianças, vovôs e vovós. Nessa faixa horária, até os chiringuitos (os bares de praia) se mancam e deixam a musica baixinha. Lá pelas duas, começa a chegar a moçada. E pouco a pouco a praia vai se transformando numa balada improvisada.

7. ATIVIDADES: Se você vir alguém jogando frescobol, há uma enorme chance dessa pessoa ser brasileira. O mais parecido com esporte que se vê na praia por aqui é um voleizinho de praia na Mar Bella e Nova Icária. E olhe lá. A atividade principal nas areias de Barcelona é o lagarteamento e o alterocopismo. Nunca fui uma grande fã de beber com sol na cabeça. Mas por aqui, quando me dou conta, tem uma latinha de Estrella na minha mão. Faz parte.

8. LIMPEZA: Como em qualquer cidade grande e portuária, não dá pra esperar que o mar tenha o azul cristalino das Maldivas. Mas surpreendentemente, na maior parte dos dias a qualidade da água é bastante aceitável: azulzinha e transparente. No entanto, a coisa fica preta de vez em quando, principalmente depois de grandes chuvas (mais uma vez, como em toda cidade grande). Nesse dias, é melhor nem chegar perto.

Continua após a publicidade

9. NATUREZA: Como costumo dizer, a composição da areia aqui é metade poeira e metade bituca de cigarro. E quando você acha que encontrou uma conchinha, descobre que, na verdade, é uma casca de pistache. Ninguém vai à praia em Barcelona em busca de suas belezas naturais. O grande atrativo aqui é o fator humano. Se esse definitivamente não é o seu estilo de praia, resta uma saída: pegar um tren de cercanias nas estações de Sants ou Pesseig de Gràcia. Rumo ao norte, em uma hora chega-se à praia de Sant Pol de Mar, que é uma graça. Meia hora para o sul, uma boa pedida é Sitges, uma cidade GLS super charmosa com praia de areia branca, fofa e natural.

10. OLHO VIVO: Conheço muito brasileiro que passou a vida no Rio de Janeiro e em São Paulo sem nunca ter sido roubado ou assaltado (eu, inclusive, toc toc toc) e que chega em Barcelona e pimba! Por que? Porque na Europa a gente se sente seguro e relaxa, às vezes demais da conta. Em Barcelona não rola dar um mergulho e deixar a bolsa dando mole. Nem dormir na praia sozinho com a bolsa ao lado. Ou seja, continue a se comportar como se estivesse em Ipanema, e tudo dará certo. Vai se refrescar? Deixa a mochila com aquele bonitão do seu lado. Dormiu? Faça a bolsa de travesseiro. Diga-se de passagem, a regra também é válida para o Parc de la Ciutadella, onde muita gente que conheço já foi roubada.

Veja outros post praianos aqui no blog:

Continua após a publicidade

EUROPA

Dicas para pegar uma boa praia em Barcelona, parte I

Tudo o que você precisa saber sobre Ibiza

Continua após a publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre a balada de Ibiza

10 coisa que você não sabe sobre Ibiza

Grécia para experts: ilhas sem muvuca

Continua após a publicidade

ÁSIA

A praia mais bonita de Bali

Não morra sem mergulhar em Tulamben, Bali

Continua após a publicidade

As incríveis Ilhas Perhentian, na Malásia

Ilhas Phi Phi, nadando com os tubarões

NOVA ZELÂNDIA

North Shore: Bay of Islands

Península de Coromandel

A surreal Hot Water Beach

QUER COMENTAR? ENQUANTO OS COMENTÁRIOS DO VIAJE AQUI ESTIVEREM FORA DO AR, CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CAIXA DE COMENTÁRIOS ALTERNATIVA.

Publicidade