Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Dicas para pegar uma boa praia em Barcelona, parte 1

Por Adriana Setti
Atualizado em 27 fev 2017, 16h11 - Publicado em 11 jun 2008, 09h06

Ainda que São Pedro esteja fingindo que não é com ele nos últimos dias (o Riq tem feito a mesma queixa sobre Madri lá no Viaje na Viagem), falta pouquíssimo para o início oficial do verão. Ou seja, é hora de “vamos a la playa”.

Pegar uma praia aqui não é a mesma coisa que passar uma tarde em Itapuã, nem em Ipanema. Para você não dar bola fora, aqui vai um pequeno manual de etiqueta, dicas e toques para que você parecer um chico listo, con mucho años de playa.

1. ONDE IR: simplificando um pouco, Barcelona tem 5 praias. A Barceloneta é a mais perto do centro. Também é a mais suja e farofão. Mas é agradável para andar no calçadão, tomar uma cervejinha nos seus botecos e petiscar frutos do mar. Depois vem Nova Icária, a menorzinha, que se aproxima um pouco mais de uma “praia de família”, com menos balada. Na seqüência, você chegará na Praia do Pepê, perdão, em Bogatell. É a maior concentração de brasileiro-de-sungão-olhando-as-mina-de-topless do continente europeu. E também a maior quantidade de corpos bem torneados e peitos sintéticos. Lota absurdamente nos finais de semana, principalmente ao redor dos chiringuitos (os bares da praia). Mais adiante, passando um pequeno morrinho (que é o mais parecido com natureza que se encontra no litoral da cidade), chega-se à Mar Bella. O canto direito de quem olha pro mar é nudista e predominantemente gay (as más línguas apelidaram essa área de Mar Bola). E o canto esquerdo, na minha modesta opinião, é o mais legal de todos. Tem gente bonita, uma baladinha boa (os chiringuitos da Mar Bella, como o Mochima, na foto, são os mais preocupados com Djs e etc) e ninguém pisa na sua cabeça a caminho do mar. Emendada com a Mar Bella fica a Nova Mar Bella, uma praia que, nos finais de semana, fica vazia durante o dia e lota no fim da tarde, quando rola a maior balada pé na areia.

2. COMO IR: Para a Barceloneta, metrô Barceloneta; para Nova Icária, metrô Ciutadella e Vila Olímpica; para Bogatell, metrô Llacuna; para a Marbella, metrô Poble Nou ou Selva de Mar; para a Nova mar Bella, Selva de Mar. Também há vários ônibus, e eles chegam mais perto da praia do que as linhas de metrô (eu sempre prefiro andar de ônibus, para ir vendo a paisagem). Veja que linha usar e como chegar no ótimo site do Transporte de Barcelona. De qualquer forma, a maneira mais agradável de chegar é de bici. Se você não tiver nenhum amigo aqui para emprestar o cartão do Bycing, o sistema de transporte público, alugue uma na Bicicleta Barcelona ou na Barcelona Biking.

Continua após a publicidade

3. O QUE VESTIR: Carioca pega ônibus de sunga e com o pé cheio de areia. Catalão não. O povo aqui vai vestido para a praia. Muita gente chega lá de calça jeans, camisa e sapato, fica nu (sim, sem problemas) e veste a bermuda. Na hora de ir embora, repete-se o processo inverso. Vai que bunda de catalão é mais sensível a assaduras… De qualquer forma, não é preciso aderir 100% a esse estilo de indumentária praiana. Basta colocar qualquer coisa que possa se encaixar na categoria “roupa” em cima do biquíni e só tirar quando estiver com o pé na areia.

4. OS BIQUINIS: Você pensa que as brasileiras usam biquínis pequenos? Pois saiba que muitas espanholas vão à praia com apenas um tapa sexo (um micro triangulinho na frente e um fiozinho atrás). E nada mais. Há, também, a tchurma do fraldão. Que convive perfeitamente com a turma do meio termo. Moral da história: em Barcelona vale tudo. Tudo mesmo.

5. O QUE LEVAR: Uma canga pela qual você não nutra um amor especial é fundamental. A areia da praia (que foi construída artificialmente) é uma poeira só. Todo mundo vai embora imundo. Também é sempre bom levar um sanduba, porque as únicas comidinhas são vendidas nos chiringuitos que são caros e muitas vezes estão lotados demais. Nesse verão, ainda não se sabe se os chuveiros da praia terão água ou não (a Catalunha está saindo de um período de seca terrível), então quem tem faniquito quando fica salgado deve considerar a hipóteses de comprar um borrifador.

QUER COMENTAR? ENQUANTO OS COMENTÁRIOS DO VIAJE AQUI ESTIVEREM FORA DO AR, CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CAIXA DE COMENTÁRIOS ALTERNATIVA. 

Publicidade