Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Como será o verão na Espanha?

10 perguntas e respostas sobre como será o "desconfinamento" na Espanha

Por Adriana Setti
Atualizado em 5 Maio 2020, 18h46 - Publicado em 30 abr 2020, 14h14

Os espanhóis se comportaram direitinho durante quase 50 dias de quarentena e o resultado está sendo celebrado. O número de novos contágios vem caindo a cada dia e, esta semana, o governo de Pedro Sánchez anunciou como será o processo de “desconfinamento” do país. Em linhas gerais, o processo será divido em quatro fases (0, 1, 2 e 3) e deve durar de seis a oito semanas. Ou seja, se tudo correr bem, já devemos estar entrando na “nova normalidade” a partir do final de junho, coincidindo com a chegada do verão.

Ao contrário do que acontece em Portugal, onde já foram divulgados detalhes até de como as praias vão funcionar, aqui na Espanha muitas medidas ainda não foram detalhadas. De qualquer forma, finalmente já podemos ter uma ideia geral de como serão as coisas por aqui em um futuro próximo. Se você está planejando uma viagem, fique atento:

1. Quando as fronteiras da Espanha abrirão aos turistas?

Infelizmente, ainda não há resposta para esta pergunta. A própria presidente da Comissão Europeia recomenda que os cidadãos não façam planos de viajar a outros países europeus em julho e agosto, pelo menos por enquanto. Existe uma possibilidade, não confirmada, de que a Espanha passe este verão com as fronteiras fechadas, assim como outros países do bloco. Com base no que tenho lido, meu palpite (atenção, isso é o que eu ACHO, não é um FATO) é que as fronteiras devem ficar totalmente fechadas até pelo menos o fim de julho e que, talvez, sejam abertas em agosto a países europeus onde a epidemia estiver controlada. Para turistas de fora da UE, acho improvável que as portas na Espanha sejam abertas antes de setembro.

2. Quando será possível viajar pelo país?

Para quem já está na Espanha, as viagens começarão a ser permitidas a partir da fase 2 (lá pelo fim de maio). Mas atenção: nesse primeiro momento, poderemos  somente viajar a segundas residências dentro de uma mesma província. A flexibilização da mobilidade no país só vai acontecer na fase 3 (meados de junho), mas ainda não sabemos em que condições. Meu palpite é que só será possível viajar de uma região a outra a partir do fim do processo de desconfinamento. Ou seja, do fim de junho em diante.

Continua após a publicidade

3. Quando os hotéis vão reabrir?

Por incrível que pareça, os hotéis e alojamentos turísticos (tipo AirBnb) estão autorizados a abrir a partir de 11 de maio (fase 1), sem o uso das áreas comuns, como piscinas e academias. Muitos nem devem aproveitar a medida por enquanto, uma vez que não há turistas no país e as viagens de negócios estão reduzidas ao mínimo. A maioria deve abrir só em julho e já sabemos que vários não voltarão a funcionar até que as fronteiras estejam abertas. A Espanha recebe 80 milhões de estrangeiros ao ano e eles são o combustível da hotelaria no país.

4. Quando os bares e restaurantes poderão abrir?

A partir de 11 de maio. Mas só nas terrazas (ao ar livre) e, ainda assim, com 30% da capacidade. Como diz uma piada que está rolando por aqui, se eu conseguir mesa na fase 1, só me levanto na fase 3. Os espaços internos dos restaurantes passarão a funcionar na fase 2, aproximadamente na última semana de maio.

5. E as discotecas?

Só poderão abrir na fase 3 (meados de junho), assim como os bares só com espaços fechados. No começo, também valerá a política de um terço. Pouco a pouco, a pista poderá encher de novo, mas não sabemos quando e nem quanto. Meu palpite é que os grandes clubes de Ibiza, por exemplo, não devem abrir este verão.

6. Os grandes festivais de verão vão rolar?

Por incrível que pareça, o Sónar, que aconteceria em junho, ainda não se pronunciou. Mas, obviamente, será cancelado ou, na melhor das hipóteses, adiado. O Primavera Sound foi remarcado para agosto mas, com fronteiras fechadas, acho muito difícil que role (mais da metade do público vem de fora, ou mais). Meu palpite, aliás, é que nenhum mega festival deve acontecer este ano. Shows para até 200 pessoas ao ar livre estão autorizados a partir de 11 de maio e, no fim do mês, com o dobro de público. Mas, daí a reunir mais de 100 mil pessoas dos quatro cantos do globo…

Continua após a publicidade

7. Quando será possível ir à praia?

Só a partir da fase 3, em meados de junho… Suspiro decepcionado. Nessa o governo pegou pesado. Faz sentido teatros e cinemas antes que praia, ao ar livre? As especulações sobre como será a nossa vida na areia são muitas. Divisórias transparentes entre as esprguiçadeiras de aluguel  e controle de acesso para evitar aglomerações são algumas possibilidades. Mas ainda não se sabe ao certo quais serão as regras do jogo.

8. Quando e como os museus e centros culturais voltarão a abrir?

A partir de 11 de maio, permitindo a entrada de um terço de sua máxima capacidade. Será uma oportunidade incrível de conhecer lugares sempre lotados, como o Museu Picasso de Barcelona ou o Prado, em Madri, com total tranquilidade.

9. Quando e como os teatros e cinemas voltarão a funcionar?

A partir da última semana de maio, permitindo a entrada de um terço de sua máxima capacidade.

10. As regras serão as mesmas em todo o país?

Não! Como em um videogame, cada província passará de fase na medida em que cumprir algumas tarefas. As principais são manter o número de contágios baixos e comprovar que tem folga em seu sistema de saúde, vagas em UTIs etc. Caso o número de infectados aumente em determinada região, castigo: volta-se à fase anterior. Nas regiões mais afetadas, como Madri e Barcelona, é provável que o processo seja mais lento e penoso, com idas e vindas. Já as Ilhas Canárias e Baleares, Múrcia, Cantábria, Astúrias e Navarra, entre outras, estão em uma fase bem mais suave da epidemia e devem ter benefícios.

Continua após a publicidade

Siga @drisetti no Instagram

Publicidade