Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Como ser um passageiro mala em 10 lições

Tirar os sapatos, tomar posse dos dois apoiadores de braço, interditar o banheiro e outras pérolas que infernizam a vida de quem viaja de avião

Por Adriana Setti
Atualizado em 6 nov 2019, 17h08 - Publicado em 30 out 2019, 22h12

Nada como um voo intercontinental para servir de laboratório para um post sobre a dor e a delícia de viajar de classe econômica. Eis alguns aprendizados:

1. Não pese a sua bagagem antes de sair de casa. Assim você poderá chegar ao check-in, constatar que tem 10 quilos a mais e iniciar uma comédia da vida privada rearranjando a sua mala em praça pública. Além de expor suas cuecas e ceroulas para quem não pediu, você aproveita para empatar a fila.

2. Ao passa no detector de metal, esqueça de tirar líquidos e eletrônicos da mala de mão. Eis aqui mais uma oportunidade de empatar a vida dos outros, obrigando o operador de raio-x a revistar a sua bagagem.

3. Guarde a sua mala num bagageiro do avião que fique além do seu assento. Assim você terá que andar no contrafluxo pelo corredor quando os demais passageiros estiverem embarcando.

4. Xaveque a aeromoça logo na entrada para tentar descolar um upgrade para a business. Afinal de contas, você não pagou por isso, mas é bem mais esperto do que os que o fizeram, certo?

Continua após a publicidade

5. Sempre que for levantar ou sentar, apoie-se sobre o assento da frente, principalmente se o passageiro ao qual ele pertence estiver dormindo. Você também pode usar a poltrona alheia para apoiar o pé, especialmente se for daqueles que sacodem a perna freneticamente.

6. Sinta-se como em casa no banheiro. Demore um tempão, tire a sobrancelha, retoque a maquiagem, passe hidratante, escove os dentes e, ao sair, deixe o seu xixi de lembrança e a pia cheia da espuminha da sua escovação. É bom para mentolar o ambiente.

7. Abra o compartimento de bagagem sem o menor cuidado e derrube uma mala pesada na cabeça da pessoa que estiver sentada logo abaixo (inspirado numa cena que acabou de rolar aqui do meu lado).

Continua após a publicidade

8. Tome posse dos dois apoiadores de braço da sua poltrona, milímetro a milímetro.

9. Tire os sapatos mesmo se estiver com chulé.

10. Assim que o avião aterrissar, levante-se, pegue sua mala (mesmo que ela mal caiba no chão neste momento) e fique esperando a porta abrir enquanto encoxa o passageiro da frente. Aproveite o calor do momento para ouvir um áudio no celular no modo viva-voz.

Publicidade