Imagem Blog Achados Adriana Setti escolheu uma ilha no Mediterrâneo como porto seguro, simplificou sua vida para ficar mais “portátil” e está sempre pronta para passar vários meses viajando. Aqui, ela relata suas descobertas e roubadas
Continua após publicidade

Ceviche 103: o melhor restaurante peruano de Barcelona

Até que enfim, a cidade está ganhando restaurantes sérios de cozinha latino-americana

Por Adriana Setti
Atualizado em 26 set 2019, 15h10 - Publicado em 6 nov 2015, 17h55

Toda moda gastronômica mundial chega a Barcelona com um pouco de atraso. É o que sempre digo: para entrar num lugar com uma tradição culinária tão potente, os sabores estrangeiros precisam pedalar. Depois do sushi e do hambúrguer, a capital catalã acaba de descobrir o ceviche. E, até que enfim, a cidade está ganhando restaurantes sérios de cozinha latino-americana.

Até então, não tinha me animado a fazer um post sobre isso por pensar que, uma vez em Barcelona, um brasileiro certamente estará mais interessado eme provar coisas daqui do que do próprio quintal. Sobre o restaurante Tanta, do superchef peruano Gastón Acurio, por exemplo, eu acabei de nem escrevendo. Em tempo, o restaurante é muito bom. Mas foi o meu jantar de sexta-feira passada, no Ceviche 103, que realmente me tirou do sério. Saí de lá prestes a comprar uma passagem só de ida para o Peru.

O restaurante acaba de completar um ano e, no boca a boca, já é sucesso. O lugar é colorido, vibrante e despretensioso. E o serviço é amigável e impecável, coisa realmente rara de se ver aqui em Barcelona – quase todos os funcionários são peruanos. Para quem não está familiarizado com os nomes dos pratos e dos ingredientes (ou seja, toda a população Catalunha), os garçons explicam doce e pacientemente o que é cada quitute.

Muitas vezes, os pedacinhos de peixes e frutos do mar são tratados (e miguelados) pepitas de ouro. Por isso, a imagem do ceviche misto da foto acima pousando sobre o meu prato parece quase pornográfica. Um escândalo de vieira, camarões suntuosos, nacos rechonchudos de corvina. Tudo fresquíssimo, suculento, generoso.

Continua após a publicidade

Foi um daqueles lugares que me deixaram com vontade de pedir tudo o que havia no cardápio. E estou segura de que o farei ao longo dos próximos meses – quando eu gosto de um lugar, volto mil vezes sem dó. Mesmo porque o preço é justíssimo. O menu de almoço, com cinco opções de entrada e cinco de principais, com sobremesa e vinho incluídos, custa € 15, 90. À noite, você pode sair satisfeito com uns € 35, com vinho, se dividir entrada ou prato principal (o que é perfeitamente viável, pelas porções fartíssimas). Pense em quanto custa um excelente restaurante peruano… Quem converte até se diverte, não?

Siga @drisetti no Twitter, no Spapchat e no Instagram

Publicidade