Bafão nas alturas: os passageiros sem máscara que causam em aviões

Desde que o uso de máscaras se tornou obrigatório em aviões, as notícias sobre conflitos envolvendo essa questão viralizam quase diariamente

Plataformas de notícias do mundo todo estão em vias de criar uma nova seção: “bafão nas alturas”. Deveria ser simples, mas não está sendo. Desde que o uso de máscaras se tornou obrigatório em aviões no mundo inteiro, para evitar o contágio por coronavírus, as notícias sobre conflitos envolvendo essa questão viralizam quase diariamente. Os episódios têm direito a socos, lágrimas, aplausos e até – pânico – ataque de tosse em cima dos passageiros, a versão pandêmica do atentado terrorista. Onde vivem esses rebeldes-sem-máscara? Do que se alimentam? Como se reproduzem? Depois da chegada da vacina, responder essas questões é o novo desafio da ciência.

Grande parte dos vídeos virais vem dos Estados Unidos que, não à toa, é o país no topo do ranking de mortes e contágios por covid-19, pilotado por um negacionista cor de laranja. Até o momento, só as companhia aéreas Delta, United e Alaska já baniram 900 pessoas que se recusaram a usar máscaras em seus voos.

Mas, obviamente, os bafos nas alturas não são monopólio norte-americano. A seguir, uma coletânea dos TOP 5 bafões aéreos protagonizados por rebeldes-sem-máscara mundo afora:

1. Mulher sai tossindo em cima dos passageiros e grita: “todo mundo vai morrer!”

2020 ainda não acabou, mas vai ser difícil superar o bafão que rolou no dia 18 de outubro em um avião da EasyJet, que ia de Belfast, capital da Irlanda do Norte, para Edimburgo, na Escócia. Convidada a se retirar do avião por se recusar a usar a máscara, uma mulher teve um dia de fúria e apelou para um argumento que, talvez, tenha aprendido com o nosso presidente: “Todo mundo vai morrer, porra! Vocês sabem que todo mundo vai morrer, seja de coronavírus ou não!!!”. Ato seguido, pegou os seus pertences e saiu tossindo em cima dos passageiros até chegar à porta do avião, onde era esperada pela polícia. Esta reportagem do jornal britânico The Sun tem o vídeo do espetáculo tragicômico:

2. Dupla de bêbados causa briga entre marmanjos a caminho de Ibiza

Não é incomum que voos do Reino Unido para Ibiza sejam mais animados do que o normal durante o verão. Uma vez a caminho da “ilha do diabo”, certos jovens britânicos têm como tradição aproveitar a viagem para fazer um “esquenta”, que costuma acabar mais caliente do que deveria. Foi mais ou menos o que rolou no dia 31 de julho, com dois cidadãos britânicos que subiram a um avião da KLM que ia de Amsterdã para a famosa ilha espanhola. Diante da impossibilidade de beber vodka e usar máscara ao mesmo tempo, eles acabaram se envolvendo em uma briga com dezenas de passageiros. Os dois foram presos ao pousar em Ibiza. Quase tão chocante quanto a briga é a quantidade de gente que aparece no vídeo gritando e distribuindo bofetadas com o nariz pra fora da máscara. As imagens deprimentes estão no vídeo abaixo:

3. Máscara no queixo e tapa na cara da comissária de bordo

Uma das pessoas da lista dos banidos das empresas aéreas americanas certamente é a mulher que protagonizou um bafo em um avião que ia de Atlanta a Miami, no dia 20 de outubro. Ao ser repreendida por estar com a máscara no queixo, ela estapeou a comissária de bordo que, heroicamente, não revidou. Testemunha desse episódio lamentável, a jornalista da BBC Suzanne Kianpour postou este vídeo no Twitter.

4. Tchau, Karen: uma salva de palmas para a falta de noção

Recém chegada à lista das personas non gratas das companhias aéreas dos Estados Unidos, Karen se levantou de mau-humor na quinta-feira passada, vestiu a sua blusa rosa-choque e embarcou em um avião da Frontier Airlines rumo a Tampa, na Flórida. Depois de fingir de morta diante de uma comissária de bordo que insistia pelo uso da máscara, a cidadã foi escoltada porta afora pela polícia, sob uma chuva de aplausos. “Bye, Karen!”, disse um dos passageiros para coroar o momento, que culminou em uma boa gargalhada coletiva.

Este post do Now This tem o vídeo de mais esse papelão:

Veja também

5. Avião faz pouso forçado por passageiro sem máscara

O vídeo abaixo mostra uma conversa que, na nossa maneira latina de ser, jamais pareceria uma discussão acalorada. Mas era. No dia 7 de setembro, esse sujeito com pinta de bom moço obrigou um avião da Peach Airlines, que ia de Kushiro para Osaka, a fazer um pouso emergencial em Nigata. Por se negar a colocar a maldita máscara, ele atrasou a vida de 124 passageiros. Justo no Japão, a terra da educação e da delicadeza, onde as pessoas já estavam acostumadas a usar máscaras em lugares públicos antes da pandemia.

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.