Parque Nacional Marinho dos Abrolhos

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsVale a viagem

O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos inclui o Parcel de Abrolhos, com recifes de corais, as ilhas Redonda, Siriba, Guarita, Sueste e o Recife dos Timbebas. As ilhas, de formação vulcânica, estão a cerca de 70 km da costa da Bahia.

Só é permitido desembarcar na Siriba, com monitores do Instituto Chico Mendes. Consegue-se chegar bem perto de aves marinhas, como o atobá-branco, e de fósseis de corais, exclusivos da região.

Agências de turismo fornecem máscara, snorkel e nadadeiras para mergulho. Também é possível contratar um curso rápido de mergulho autônomo, com batismo, no local. Certifique-se de que a agência oferece um instrutor por pessoa nos mergulhos e que as embarcações encontram-se em bom estado de conservação.

Por que essa atração é 5 estrelas?

As águas transparentes, de um verde-azulado, deixam à mostra recifes e corais, e permitem ver, ainda do barco, cardumes, tartarugas marinhas e outras espécies. O cenário já paradisíaco fica ainda mais belo sob as águas, em mergulhos nos quais uma vasta diversidade marinha se apresenta aos olhos em bailados inesquecíveis.

Preste atenção

Nos chapeirões, colunas de coral de até 20 m de altura que se erguem do fundo do mar e, perto da superfície, tomam a forma de grandes cogumelos. A principal espécie que dá origem aos chapeirões é o coral-cérebro, só encontrado na Bahia.

A melhor foto

Debaixo d’água. Seja dos cardumes coloridos ou das formações de corais que balançam com o movimento das ondas. Quem der sorte pode sair no clique ao lado de uma tartaruga marinha.

Tempo de visita

Há passeios de um dia e programas de até três pernoites no barco. Nos passeios diários, são três horas de viagem até o arquipélago – saída às 7h do Porto de Caravelas e retorno às 17h30.

Qual é a melhor época para visitar

De dezembro a março, a visibilidade da água é melhor: 20 m. De julho a novembro, é possível ver as baleias-jubartes no trajeto ou em passeios específicos. Serviço Apenas os barcos credenciados pelo Instituto Chico Mendes podem realizar a visita.

O passeio de um dia custa, em média, R$ 360 por dia, mais a taxa do Ibama (R$ 27). Catamarã Horizonte Aberto, (73) 3297-1474. Catamarã Sanuk, (73) 3297-1344.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s