Parque Nacional do Caparaó

Na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, tem como principal atrativo o Pico da Bandeira, terceira montanha mais alta do país, com 2 892 metros – a subida é pesada e requer bom preparo físico.

Tanto no lado mineiro quanto no capixaba, quem pretende fazer atividades menos intensas encontra cachoeiras e mirantes que podem ser alcançados por carro ou caminhadas curtas.

Alto Caparaó tem uma estrutura turística mais desenvolvida, com boa oferta de hospedagens e agências, mas quem vem de Vitória também pode ficar em Pedra Menina. Uma opção é a Pousada Villa Januária, que fica na estrada para o Parque Nacional do Caparaó: (28) 3559-3106.

Acesso

Por Minas Gerais, portaria a 3 km de Alto Caparaó. Pelo Espírito Santo, entrada a 9 km de Pedra Menina, distrito a 26 km de Dores do Rio Preto. Os acessos são calçados e tranquilos (você pode ir com o próprio carro ou contratar um jipe na JeepTur – (32) 3747-2516, ou na TransJeep – (32) 3747-2537). Para acampar no local é preciso pagar uma taxa de R$ 6 por noite, reservar e chegar antes do fechamento dos portões do parque no dia anterior. O parque fica aberto das 7h às 22h.

Melhor época

De maio a agosto, quando chove menos e a visibilidade aumenta. As caminhadas noturnas, para ver o nascer do sol a partir do pico, também podem ser feitas com mais segurança nessa época.

Informações

No Instituto Chico Mendes (MG) – (32) 3747-2086/2943. O ingresso custa R$ 11.

LEIA MAIS

 Guia de viagem: Minas Gerais

 Os 50 melhores destinos de ecoturismo do Brasil

 Guia de viagem: Espírito Santo

Publicidade