Parque Estadual Intervales

Por Da Redação 19 out 2012, 03h46

Tombado em 1995 como reserva estadual, o corredor ecológico na Serra de Paranapiacaba é um exemplo de exuberância da Mata Atlântica. Mesmo castigado pela antiga exploração de ouro de aluvião e pelo avanço da agropecuária, seu ecossistema tem um dos maiores índices de biodiversidade do mundo e reúne espécies raras de bromélias, orquídeas, aves e pequenos mamíferos. Você escolhe entre mais de 20 opções de passeios, que misturam cachoeiras, cavernas e lagos. Há trilhas curtas, que dispensam monitores, como as autoguiadas pelo Lago Antigo e até o Mirante da Anta (40 minutos e 1h30 de caminhada, respectivamente). As demais exigem a presença de um guia (R$ 50 por dia, para até 8 pessoas) – o roteiro mais visitado (3h, trilha moderada) combina a Gruta Colorida, com formação de pedra calcária, e a Cachoeira do Mirante (25 m). Nas cavernas só é permitida a entrada de pessoas com calça comprida, camiseta com manga, calçado fechado e lanterna.

Acesso: Siga na Castello Branco até Tatuí, depois SP-127 até Capão Bonito, mais 10 km até Ribeirão Grande, onde há sinalização, e 25 km em estrada de terra até o parque.

Melhor época: Abril a novembro. No verão, algumas trilhas podem fechar por conta das chuvas.

Informações: Administração do Parque, 3542-1511/3542-1245. Horário de funcionamento: Segunda a domingo, das 8h às 17h. As cavernas fecham na segunda. R$ 9.

Publicidade