Parque Estadual do Pico do Itambé

Avaliação do Guia Quatro Rodas starsstarsstarsstarsstarsSem classificação

Encravada na Serra do Espinhaço, no vale do Jequitinhonha, essa unidade de conservação protege várias nascentes e cursos d’água que formam as bacias dos rios Jequitinhonha e Doce. Com enorme biodiversidade, alterna regiões de formações campestres e áreas de Mata Atlântica. O Pico do Itambé, com 2052 m de altitude, é o principal atrativo. Três roteiros permitem conhecer o parque. No Conhecendo as Cachoeiras, trilhas levam a quatro quedas: Neném, Rio Vermelho, da Fumaça (partes alta e baixa) e da Água Santa. Os níveis de dificuldade variam de fácil a médio – a mais distante é a Rio Vermelho, a 2,8 km da estrada principal. Também conhecida como Várzea da Cobra, a Trilha dos Tropeiros faz parte do roteiro Tropeiros na Estrada. São 12 km de um trajeto histórico, antigamente usado por comerciantes e moradores da região para se deslocar entre Santo Antônio do Itambé e Capivari. Longo, mas não muito pesado, não exige a presença de guias, mas eles são recomendados. O roteiro da Formação de Montanhas e Vales, que inclui o trekking até o Pico do Itambé, exige melhor preparo físico (leia em Turismo de Aventura).

Acesso: Fazenda São João, Zona Rural, mun. de Santo Antônio do Itambé (acesso pela MG-010), 20 km.

Melhor época: De abril a outubro, período da seca. De novembro a março, com chuva, as trilhas passam dias fechadas.

Informações: 8h/17h. Leve roupas de banho, tênis, cantil, protetor solar e lanche. Guias não são obrigatórios, mas podem ser contratados na sede do parque. Para visitar o Pico do Itambé ou a Trilha dos Tropeiros é necessário pedir autorização com 24 horas de antecedência. 33/3428-1372, http://www.stoantoniodoitambe.com.br/parque. Grátis.

Informações

local_parking
Estacionamento Sem estacionamento
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s